A nova geração do BMW Série 5 traz uma grande novidade: a versão 100% elétrica i5. No Brasil, apenas o modelo mais esportivo, o i5 M60, está disponível, e a opção é, sem dúvida, atraente. Oferecendo uma potência superior a 600 cv, desempenho similar ao do M5 e um preço competitivo, o i5 M60 promete agradar aos entusiastas de tecnologia e performance. Mas será que sua autonomia é o suficiente para acompanhar o ritmo da modernidade?
O BMW i5 M60 chega ao mercado brasileiro com um preço de R$ 764.950, um valor consideravelmente mais alto que os R$ 579.950 da versão híbrida 530e. A versão híbrida combina um motor a combustão 2.0 turbo e um motor elétrico, entregando 299 cv e uma economia de combustível impressionante, com média de 27 km/l. Por outro lado, o i5 M60 é claramente mais potente, com 601 cv combinados, e se posiciona como uma alternativa ao Mercedes-Benz EQE Sedan, que custa cerca de R$ 115.000 a menos, mas oferece apenas 292 cv e uma proposta de luxo bem diferente.
O design do novo i5 é uma mistura de elegância e esportividade, com linhas mais sutis do que as de seus antecessores mais ousados. A dianteira do veículo exibe faróis de full LED com facho alto adaptativo, enquanto a grade frontal é fechada (uma característica dos modelos elétricos), mas conta com iluminação em LED nas bordas. A presença da letra “M”, em vez do usual “i”, sinaliza que o foco do i5 M60 não é apenas na eficiência elétrica, mas também no desempenho esportivo.
Com 5 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,51 m de altura, o i5 M60 mantém as proporções clássicas dos sedãs BMW, com capô longo, cabine recuada e traseira compacta. As rodas de 20 polegadas (245/40 na dianteira e 275/35 na traseira) e o eixo traseiro esterçante ajudam nas manobras em espaços apertados. O visual esportivo é complementado por lanternas traseiras em LED e um para-choque com difusor simulado.
No interior, o i5 M60 mantém a sobriedade, mas adiciona refinamento com materiais como fibra de carbono de verdade e acabamento de alta qualidade. O painel é limpo e horizontal, com uma faixa de iluminação em cristal que pode ser ajustada em várias cores e intensidades. A cabine tem um sistema de iluminação interativo que reage ao modo de condução selecionado e pode até ser configurado para alertar o motorista em situações específicas.
O grande destaque é o conjunto de telas curvadas no painel, com uma tela de 12,3 polegadas no quadro de instrumentos e uma de 14,9 polegadas na central multimídia. O i5 também é equipado com head-up display, sistema de som premium da Bowers & Wilkins (665 watts, 17 alto-falantes) e diversas assistências tecnológicas, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e sistema de estacionamento autônomo.
O BMW i5 M60 conta com seis modos de condução, que ajustam não apenas o comportamento do carro, mas também a “atmosfera” dentro da cabine. Os modos variam de um uso mais econômico e silencioso, no Efficient, até a performance máxima, no Sport, onde o som virtual do motor fica mais agressivo e a iluminação da cabine assume cores vibrantes como vermelho e azul.
Os outros modos, como Expressive e Digital Art, são mais voltados para uma experiência sensorial, com diferentes combinações de luzes e sons, todos criados pelo compositor premiado Hans Zimmer. O i5 M60 oferece uma experiência de condução envolvente, sem esquecer do conforto, já que os modos de condução também ajustam a suspensão ativa do carro.
O conforto a bordo do i5 M60 é digno de um sedã de luxo. No banco traseiro, o espaço para duas pessoas é generoso, com excelente espaço para pernas, cabeça e ombros. Os ocupantes podem desfrutar de duas zonas de ar-condicionado independentes e portas USB tipo C, além de um grande teto solar. O porta-malas, com 490 litros de capacidade, é grande o suficiente para viagens longas, embora o estepe ocupe um pouco de espaço.
O i5 M60 é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, oferecendo 601 cv e 83,6 kgfm de torque. A tração é integral, o que garante ótima aderência e estabilidade em qualquer condição. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundos, o que coloca o i5 M60 no mesmo nível de esportivos de alto desempenho, como o novo BMW M5, que leva 3,5 segundos.
Apesar de sua potência, o i5 M60 é relativamente leve, com 2.305 kg, enquanto o M5 pesa 2.445 kg. A suspensão é firme, mas bem calibrada, proporcionando equilíbrio entre conforto e estabilidade, mesmo em pisos irregulares. É importante, no entanto, tomar cuidado com lombadas e valetas, pois o i5 é bem baixo e pode raspar a dianteira.
O i5 M60 é equipado com uma bateria de 81,2 kWh e, de acordo com os testes realizados, sua autonomia gira em torno de 386 km (ciclo misto), ligeiramente abaixo dos 391 km prometidos pela BMW. A carga pode ser feita de maneira rápida, com até 205 kW em carregadores rápidos, ou de maneira mais lenta, com 22 kW em um wallbox, que é fornecido junto ao carro. A bateria tem autonomia suficiente para a maioria das necessidades diárias, mas em viagens longas, a recarga pode ser uma preocupação.
Ficha Técnica – BMW i5 M60
- Preço: R$ 764.950
- Motor: Dois motores elétricos, 265 cv (dianteiro) e 345 cv (traseiro), 601 cv e 83,6 kgfm combinados
- Bateria: Íons de lítio, 81,2 kWh (úteis)
- Autonomia: 386 km (Quatro Rodas) / 391 km (Inmetro)
- Câmbio: Automático, 1 marcha, tração integral
- Direção: Elétrica, eixo traseiro direcional
- Suspensão: Dianteira duplo A, traseira multilink com amortecimento pneumático
- Freios: Disco ventilado nas quatro rodas
- Pneus: 245/40 R20 (dianteira) e 275/35 R20 (traseira)
- Dimensões: Comprimento 506 cm, largura 190 cm, altura 151,5 cm, entre-eixos 299,5 cm
- Peso: 2.305 kg
- Porta-malas: 490 litros
Desempenho
Teste | Resultado |
---|---|
Aceleração 0 a 100 km/h | 3,9 s |
Aceleração 0 a 1.000 m | 22 s / 226,1 km/h |
Velocidade Máxima | 230 km/h |
Retomada (D 40-80 km/h) | 1,5 s |
Retomada (D 60-100 km/h) | 1,8 s |
Frenagem 60-80 km/h | 16,2 m |
Frenagem 80-120 km/h | 25 m |
Frenagem 120-0 km/h | 54,8 m |
Consumo Urbano | 4,8 km/kWh |
Consumo Rodoviário | 4,7 km/kWh |
O BMW i5 M60 é um sedã de luxo com desempenho esportivo, oferecendo um equilíbrio impressionante entre conforto, potência e tecnologia. No entanto, a autonomia de sua bateria deixa um pouco a desejar para quem precisa de maior alcance em viagens longas. Para quem busca diversão e desempenho diário, sem se preocupar com a autonomia de longo curso, o i5 M60 se apresenta como uma excelente opção.
Siga Piloto Caro no Instagram: @piloto.caro