Ainda há pelo menos 1.000 unidades do Volkswagen Gol para serem fabricadas entre hoje e amanhã (23), quando a produção do hatch compacto será encerrada em definitivo, após 42 anos. Todo o planejamento foi feito alinhado com o período de férias na fábrica da VW em Taubaté (SP).
O recesso da fábrica da Volkswagen no Vale do Paraíba começa em 24 de dezembro e vai até 2 de janeiro. De 3 a 6 de janeiro a fábrica entre em shutdown para os dois turnos. O período será aproveitado para adequação da linha de montagem para passar a produzir apenas o Polo Track, modelo que substitui o Gol.
A produção será retomada a partir de 9 de janeiro, mas de forma gradativa. Neste dia um dos turnos entrará em férias coletivas, enquanto outro turno iniciará a produção em série do Polo Track.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
O fato é que todas as 1.000 unidades do Gol Last Edition, série especial que marca o fim do VW Gol, foram montadas entre outubro e novembro. Outras milhares de unidades foram montadas desde então.
Fazia alguns meses, porém, que carrocerias do Volkswagen Polo passavam na linha de montagem entre Gol e Voyage para validação dos processos e montagem de unidades pré-série. O processo de adaptação da fábrica de Taubaté para a plataforma modular MQB começou em 2021, quando a linha do VW Up! foi desativada.
A fábrica da Volkswagen em Taubaté é a última das américas a ser adaptada para a MQB. Isso foi feito com parte do investimento de R$ 7 bilhões anunciados para a América Latina até 2026.