Bernie Ecclestone foi preso na noite de quarta-feira (25) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, por porte ilegal de arma de fogo quando tentava embarcar para a Suíça em um voo privado. O ex-presidente da FOM (Formula One Management) e ex-chefão da Fórmula 1 foi liberado após pagamento de fiança.
A pistola calibre 32, da marca LPWSeecamp, foi detectada na bagagem de Ecclestone pela máquina de raio-x. Sem a documentação regular da arma, o ex-dirigente foi levado para a 4ª Delegacia de Apoio ao Turista (Deatur) da Polícia Civil no aeroporto. A polícia determinou a prisão de Ecclestone em seguida, que precisou pagar fiança para ser liberado. As informações foram incialmente publicadas pelo Grupo Globo e confirmadas pela Polícia Federal ao GRANDE PRÊMIO.
“Um empresário, de 89 anos [Ecclestone tem 91 anos, na verdade], foi detido após policiais federais encontrarem uma arma na bagagem dele, por volta das 21h30 desta quarta-feira (25), na área de raio-x, localizada no porão do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Após vistoria na mala, os policiais encontraram uma pequena pistola prateada, calibre 32, marca LW Seecamp, a qual estava sem carregador e sem munição”, disse a assessoria de imprensa da PF ao GP.
“Os agentes federais levaram o homem à Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista (4ª DEATUR), onde todas as partes foram ouvidas e a pistola apreendida. O empresário foi autuado em flagrante por porte de arma de fogo, conforme determina artigo 14 da Lei 10.826/03, e foi arbitrada fiança fixada em cinco salários mínimos, totalizando o valor de R$ 6.060,00. O valor foi apresentado e o indiciado foi colocado em liberdade provisória”, finalizou.
O porte de arma de fogo no Brasil é regido pela Lei 10.826, de dezembro de 2003. O Estatuto do Desarmamento, como a lei é conhecida, determina que o indivíduo precisa comprovar a necessidade para ter o registro da arma no país.
Quanto ao porte, o Artigo 6º da Lei estabelece a proibição, exceto aos profissionais que usam armamento para o cumprimento das funções, entre eles: agentes de segurança pública, membros do Exército ou funcionários de empresas privadas de segurança.
Bernie está no Brasil desde o início do mês de maio e figurou em vários eventos do automobilismo brasileiro, como a Copa Truck e o TCR Sul-americano. Também acompanhou o início das obras de reforma do Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, e esteve na etapa da Stock Car no Vellocitta. Ecclestone é casado com a brasileira Fabiana Ecclestone, que é vice-presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na América do Sul.