Sergio Pérez já estava programado para iniciar o Grande Prêmio da Austrália na última posição do grid de largada, que ocorrerá neste domingo (2). No entanto, algumas mudanças de última hora na Red Bull terão um grande impacto na largada do piloto mexicano na corrida. A equipe austríaca optou por substituir os controles eletrônicos do piloto e usará o terceiro jogo da temporada, o que excede o número permitido. Como Pérez não pode perder posições no grid, ele partirá do pit-lane em Melbourne.
Além da mudança na unidade de potência, a Red Bull também fez algumas modificações na suspensão do piloto após o acidente sofrido no último sábado. Durante o Q1 da classificação, Pérez teve problemas recorrentes com os freios do RB19 #11, o que o fez sair da curva 3 e acabar na caixa de brita. Como resultado, ele precisou abandonar a sessão.
Outro a fazer mudanças na suspensão foi Valtteri Bottas, que não havia passado do 19º lugar com a Alfa Romeo — aproveitando-se justamente do abandono de Pérez para não terminar em último. Assim, o finlandês fará companhia ao mexicano na largada do pit-lane na Austrália.
As únicas peças que a Red Bull trocou na unidade de potência de Pérez até aqui foram os controles eletrônicos e o reservatório de energia, que está em sua segunda unidade. Motor de combustão interna, turbo, MGU-H, MGU-K e exaustor ainda não foram trocados. O único outro piloto a usar o terceiro conjunto de controles eletrônico é Charles Leclerc, da Ferrari.
Sem adversários, Max Verstappen conquistou a pole do GP da Austrália, seguido pelos dois carros da Mercedes: George Russell em segundo, Lewis Hamilton em terceiro. Fernando Alonso sai em quarto, logo à frente de Carlos Sainz, enquanto Lance Stroll larga em sexto. Charles Leclerc é o sétimo, Alexander Albon sai em oitavo, Pierre Gasly inicia a disputa em nono e Nico Hülkenberg fecha o top-10, na décima posição.