domingo, julho 13, 2025
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Volkswagen relança Polo TSI com preço reduzido e isenção de IPI

Após breve ausência do portfólio, o Volkswagen Polo TSI retorna ao mercado brasileiro em clima de reestreia estratégica. Agora com preço sugerido de R$ 107.840, o modelo reaparece para aproveitar os benefícios fiscais do recém-lançado Programa Carro Sustentável, promovido pelo Governo Federal.

O modelo, equipado com o eficiente motor 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de cinco marchas, volta com uma leve redução no preço em relação ao que era praticado antes de ser temporariamente descontinuado (R$ 111.490). Embora a queda de 3,6% no valor não seja tão expressiva quanto a de versões aspiradas da linha Polo — que chegaram a descontos de até 8% — o TSI continua sendo a opção mais potente entre os beneficiados pelo programa.

Ainda sem lista oficial de equipamentos

Apesar do anúncio oficial da Volkswagen, a marca ainda não divulgou se o pacote de itens de série será o mesmo do modelo anterior. Na última configuração vendida, o Polo TSI contava com faróis de LED, painel digital de 8”, central multimídia VW Play de 10,1”, além de rodas de liga leve aro 15, vidros elétricos traseiros, retrovisores com ajuste elétrico e tilt-down, e sensor de estacionamento traseiro.

Descontos além do programa

Para ampliar o alcance das ofertas e não deixar outros modelos ofuscados pela nova política de isenção, a VW promove simultaneamente um feirão nacional de fábrica, com cortes de preço ainda mais agressivos em diferentes versões. O Polo Highline, por exemplo, está com valor promocional de R$ 121.124. Outros destaques do feirão incluem o Nivus Highline (R$ 146.490), o Virtus Highline (R$ 144.080), a picape Saveiro Robust CS (R$ 88.687) e o SUV T-Cross 200 TSI, que sai por R$ 144.854.

O que é o Programa Carro Sustentável

O novo programa federal, que entrou em vigor em 11 de julho, busca incentivar a compra de veículos mais limpos, recicláveis e fabricados no Brasil. Para que um automóvel se enquadre na isenção total do IPI, é necessário atender a critérios como:

  • Emissão de até 83 g/km de CO² (do poço à roda);
  • Pelo menos 80% da massa composta por materiais recicláveis;
  • Produção nacional com etapas locais de montagem;
  • Classificação como veículo compacto.

Modelos que não se adequarem às normas deverão compensar a isenção dos demais, pagando IPI superior. O decreto que regula o programa tem validade até dezembro de 2026.

Além disso, o governo já trabalha em um novo modelo de cálculo para o IPI, que deve entrar em vigor nos próximos três meses. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a mudança poderá reduzir o imposto para 60% dos veículos vendidos no país.

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