O Volkswagen Tera chegou com força total ao mercado brasileiro. No primeiro dia oficial de vendas, o novo SUV compacto da marca alemã conquistou um feito impressionante: 12 mil carros vendidos em apenas 50 minutos. A movimentação gerou cerca de R$ 1,5 bilhão em faturamento, estabelecendo um novo recorde para a Volkswagen no país em lançamentos de um único dia.
As vendas aconteceram simultaneamente nas mais de 470 concessionárias espalhadas pelo Brasil, deixando para trás concorrentes diretos como Fiat Pulse e Renault Kardian. A versão mais equipada, chamada High, liderou a procura e representou 41% das vendas iniciais. Em seguida vieram as opções Comfort (28%), MPI (20%) e TSI com câmbio manual (11%).

Preços e versões
Atualmente, o Tera pode ser configurado no site da Volks com valores entre R$ 103.990 e R$ 139.990. No entanto, durante o anúncio de lançamento no mês anterior, o preço inicial foi de R$ 99.990 — valor promocional válido para um lote limitado de 999 unidades, já esgotado. Com isso, o preço de entrada subiu R$ 4 mil. As demais versões mantêm os preços divulgados inicialmente.
Cores e adicionais
O modelo está disponível em seis cores, mas apenas a Preto Ninja é gratuita. As demais têm custo extra: o Branco Cristal adiciona R$ 600 ao preço, enquanto as metálicas Azul Ártico, Prata Lunar, Vermelho Hypernova e Cinza Platinum custam R$ 1.750 cada.

Equipamentos por versão
- Tera MPI MT (R$ 103.990): traz seis airbags, central multimídia de 10,1”, painel digital de 8”, ar-condicionado manual, rodas com calotas de 15”, faróis de LED, frenagem autônoma, detector de fadiga, piloto automático e sensor de ré.
- Tera TSI MT (R$ 116.990): soma rodas de 16”, volante multifuncional com acabamento premium e detalhes em tecido no painel.
- Tera Comfort (R$ 126.990): adiciona câmbio automático, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e rodas de liga leve de 16”. O ar-condicionado digital Climatronic Touch é opcional.
- Tera High (R$ 139.990): inclui painel digital maior (10,25”), ar digital de série, rodas de 17”, carregador por indução, bancos de couro sintético e materiais recicláveis no acabamento interno.
Pacotes adicionais
- Outfit The Town (+ R$ 2.300): exclusivo para a versão High, traz teto preto, bancos estilizados, retrovisores e maçanetas escurecidos, rodas de 17” com acabamento diamantado e logotipo personalizado nas laterais.
- Adas (+ R$ 2.839): também exclusivo para a High, esse pacote oferece recursos de condução semiautônoma, como assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego, assistente de saída traseira, park assist e travel assist.

Dimensões e desempenho
Com 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura, o Tera compartilha a plataforma MQB A0 com Polo e Nivus. Seu porta-malas tem 350 litros, e o tanque de combustível comporta até 49 litros.
A versão de entrada, MPI, traz o motor 1.0 aspirado de 84 cv e torque de 10,3 kgfm com etanol. Faz de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos. Com gasolina, o consumo é de 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
Já a versão TSI adota o motor 1.0 turbo (170 TSI), entregando até 116 cv e torque de 16,8 kgfm. O câmbio segue manual, com aceleração até 100 km/h em 10,1 segundos. O consumo com gasolina é de 12,9 km/l (urbano) e 15 km/l (rodoviário).
Nas configurações Comfort e High, o SUV vem com câmbio automático de seis marchas, acelerando de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e atingindo até 184 km/h. Com gasolina, o consumo fica em 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.