Max Verstappen comentou sobre a possibilidade de troca de companheiro na Red Bull para a próxima etapa do Campeonato de Fórmula 1, no Japão, e deu sua opinião sobre o desempenho de Liam Lawson em relação a Yuki Tsunoda. Em entrevista ao De Telegraaf após a etapa da China, o piloto neerlandês afirmou que, se tivesse o poder de decisão, colocaria Lawson no carro da Racing Bulls, acreditando que ele seria mais rápido.
“Se você colocar o Liam no carro da Racing Bulls, ele vai andar mais rápido”, disse Verstappen. A declaração veio logo após especulações no paddock de que a Red Bull poderia substituir Lawson por Tsunoda em breve. Verstappen explicou que o carro da Racing Bulls é mais fácil de pilotar do que o da Red Bull, o que, segundo ele, explicaria a diferença de desempenho entre Lawson e Tsunoda no ano passado.
“Aquele carro é mais fácil de pilotar do que o nosso, percebo isso quando falo com Liam. No ano passado, a diferença entre ele e Yuki (Tsunoda) não era tão grande. Caso contrário, a equipe não teria feito a escolha de colocá-lo na Red Bull”, comentou o bicampeão mundial.
A Red Bull está decidindo até a próxima semana se manterá Lawson no grid ou se Tsunoda será promovido. O desempenho abaixo das expectativas da equipe austríaca nas primeiras corridas do campeonato, incluindo a dobradinha da McLaren na China, aumentou a pressão por mudanças.
Em entrevista à Sky Sports, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que a equipe se reunirá para discutir estratégias para reduzir a desvantagem em relação à McLaren e Mercedes, que lideram o campeonato. “Estamos preocupados, mas não estamos jogando a toalha”, garantiu Marko.
Após o GP da China, Verstappen ocupa a segunda posição no campeonato com 36 pontos, ficando a oito pontos do líder Lando Norris. No Mundial de Construtores, a Red Bull está em terceiro, atrás de McLaren e Mercedes.