O Mundial de Fórmula 1 da temporada 2022 tem um novo líder. Após cinco corridas com Charles Leclerc na ponta, agora é o campeão vigente Max Verstappen quem controla as ações na F1. Com a vitória no GP da Espanha deste domingo (22), o holandês chegou a 110 pontos e ultrapassou Leclerc, que tem 104.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Justiça seja feita: Leclerc tinha a vitória nas mãos em Barcelona até que um problema no motor Ferrari fez com que tivesse de abandonar. Assim, estacionou nos 104 pontos e viu sufocar uma dianteira de 19 que ainda tinha mesmo após as vitórias de Verstappen em Ímola e Miami.
Sergio Pérez tem 85 pontos após mais um segundo lugar e está isolado na terceira colocação do campeonato, seguido de George Russell, com 74 que continua sendo o único piloto a terminar entre os cinco primeiros nas seis corridas do ano. Carlos Sainz tem 65 pontos e segue em quinto no que é uma temporada decepcionante até agora.
Lewis Hamilton é o sexto e tem 46 pontos. O top-10 da temporada da Fórmula 1 termina com Lando Norris (39), Valtteri Bottas (38), Esteban Ocon (30) e Kevin Magnussen (15). Entre os 20 titulares, Mick Schumacher e Nicholas Latifi são os únicos que ainda estão zerados.
No Mundial de Construtores, a dobradinha também impulsionou a Red Bull aos 195 pontos e liderança. A Ferrari tem 169, ao passo que a Mercedes, única outra a passar da marca centenária, tem 120. McLaren (50), Alfa Romeo (39), Alpine (34), AlphaTauri (17), Haas (15), Aston Martin (6) e Williams (3) encerram a lista.