quinta-feira, setembro 11, 2025
- Publicidade -
InícioLançamentosToyota Hilux híbrida estreia com tração 4x4 avançada

Toyota Hilux híbrida estreia com tração 4×4 avançada

Picape chega à linha 2025 com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e sistema híbrido leve de 48V

A Toyota acaba de lançar na Europa a versão híbrida leve (MHEV) da Hilux, que integra a linha 2025 da picape. O modelo mantém o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, agora combinado a um sistema elétrico de 48V, trazendo mais eficiência e tecnologia. Com preço inicial de 54 mil euros (cerca de R$ 338 mil na conversão direta), a nova configuração vem equipada com tração 4×4 e o inédito sistema Multi-Terrain Select (MTS), que melhora o desempenho off-road e já é utilizado no Land Cruiser.

A previsão é de que a Hilux híbrida desembarque no Brasil apenas em 2026, quando a nova geração do modelo chegará ao mercado nacional, seguindo a produção na fábrica de Zárate, na Argentina. Já na Europa, a picape é importada da Tailândia.

Sistema híbrido e desempenho

O conjunto eletrificado conta com uma bateria de íons de lítio de 48V, com capacidade de 4,3 Ah e peso de 7,6 kg. O motor elétrico, que gera 16 cv, não atua diretamente na tração, mas auxilia o propulsor a diesel em momentos estratégicos, como em baixas rotações, especialmente abaixo de 1.000 rpm. O câmbio automático de seis marchas e a tração 4×4 seguem presentes no modelo.

Segundo a Toyota, a nova Hilux acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge velocidade máxima de 175 km/h. Apesar da tecnologia híbrida, não há aumento de potência ou torque. A fabricante não divulgou dados oficiais sobre consumo de combustível.

A versão híbrida também recebe um sistema start-stop aprimorado, reduzindo emissões e otimizando a eficiência. A tecnologia é similar à utilizada nos SUVs Pulse e Fastback da Fiat, porém, na Hilux, opera com um sistema de 48V em vez de 12V.

Dimensões e capacidades mantidas

A adoção do sistema híbrido não alterou as dimensões da Hilux. O modelo segue com 5,32 metros de comprimento e entre-eixos de 3,08 metros. A capacidade de carga útil continua em 1.000 kg, enquanto a de reboque permanece em 3.500 kg. A altura livre do solo é de 31 cm, com ângulos de entrada e saída de 29° e 27°, respectivamente.

Tecnologia e equipamentos

A Hilux Hybrid 48V é a primeira versão da picape a incorporar o sistema MTS, que ajusta automaticamente parâmetros como direção, suspensão e freios conforme o tipo de terreno, aprimorando a tração e a estabilidade.

Entre os itens de série, a picape conta com o pacote Toyota Safety Sense, que inclui assistente de pré-colisão aprimorado e controle de cruzeiro adaptativo.

Quando desembarcar no Brasil em 2026, a nova geração da Hilux manterá o sistema híbrido leve de 48V associado ao motor 2.8 turbodiesel, trazendo mais eficiência e tecnologia ao modelo.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular