quarta-feira, setembro 3, 2025
- Publicidade -
InícioLançamentosToyota confirma nova picape intermediária para disputar com Fiat Toro, Ford Maverick...

Toyota confirma nova picape intermediária para disputar com Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage

Modelo usará plataforma TNGA, terá versões híbridas e deverá ser lançado no Brasil e nos EUA até 2027

A Toyota finalmente confirmou que vai produzir uma picape de porte médio, posicionada abaixo da Hilux, para enfrentar concorrentes como Fiat Toro, Ford Maverick, Ram Rampage e Hyundai Santa Cruz. A informação foi revelada pelo chefe de planejamento e estratégia da marca na América do Norte, Cooper Ericksen, que afirmou que a decisão já está tomada e que agora as discussões se concentram apenas na data de estreia.

Projeto global com foco no Brasil

O modelo terá produção tanto para os Estados Unidos quanto para o Brasil, com grandes chances de compartilhar a plataforma TNGA — a mesma do Corolla e do Corolla Cross. No entanto, cada mercado receberá adaptações específicas de design e equipamentos, de acordo com as preferências locais.

De acordo com a revista Motor Trend, nos EUA a picape terá capacidade de produção anual entre 100 mil e 150 mil unidades, o que equivale a cerca de 10 mil vendas por mês.

Visual inspirado no EPU Concept

Foto: Divulgação

A nova caminhonete será fortemente baseada no Toyota EPU Concept, apresentado em 2023. O protótipo já antecipava linhas modernas, cabine dupla e interior tecnológico com painel digital e telas integradas, alinhados à linguagem visual atual da marca, vista em modelos como RAV4 e Prius.

No Brasil, a picape deverá seguir essa identidade, mas com ajustes para competir diretamente com os SUVs e picapes compactas-médias mais vendidos.

Motorização: versões flex e híbridas

A grande aposta da Toyota será a versão híbrida flex, equipada com o conjunto da nova geração do Prius. O sistema combina o motor 2.0 Dynamic Force aspirado (quatro cilindros, 16 válvulas, ciclo Atkinson) a um propulsor elétrico, entregando até 223 cv com gasolina. O câmbio será o e-CVT, que simula marchas continuamente variáveis.

Foto: Divulgação

Para versões mais acessíveis, a picape deve usar o mesmo 2.0 Dynamic Force flex ciclo Otto já conhecido do Corolla. Sem eletrificação, ele desenvolve até 175 cv e 20,8 kgfm de torque com etanol, associado a uma transmissão CVT com simulação de dez marchas e engrenagem mecânica dedicada às arrancadas.

Quando chega?

Nos Estados Unidos, a nova caminhonete deve estrear apenas no fim de 2027, posicionada abaixo da Tacoma. No Brasil, a expectativa é que o lançamento ocorra em período semelhante, aproveitando a estratégia de eletrificação da marca e o espaço crescente para picapes intermediárias no mercado nacional.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular