terça-feira, agosto 12, 2025
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T-Cross híbrido flex chega em 2027 com tecnologia da Audi e promessa de mais eficiência

Sistema eTSI Plus vai permitir rodar curtas distâncias só com eletricidade e oferecer mais agilidade nas arrancadas

A Volkswagen já definiu o próximo passo na eletrificação de sua linha nacional: o lançamento, em 2027, da nova geração do T-Cross equipado com um sistema híbrido flex inédito no Brasil. O modelo será produzido sobre a plataforma MQB 37 — a mesma do Taos — e contará com o motor 1.5 TSI Evo2 aliado ao novo conjunto eletrificado eTSI Plus.

O SUV chega primeiro, seguido pelo Nivus híbrido flex em 2028, ambos com a mesma base chamada pela marca de MQB Hybrid. A tecnologia deriva do MHEV Plus da Audi, já utilizado na nova geração do A5, e tem como diferencial a capacidade de mover o carro apenas com energia elétrica em algumas situações — algo incomum em híbridos leves.

Como funciona o eTSI Plus

O sistema é composto por:

  • Motor elétrico PTG: 24 cv e 23,5 kgfm, acoplado diretamente ao câmbio DSG, podendo tracionar sozinho ou auxiliar o motor a combustão.
  • Bateria LFP de 1,7 kWh, conectada por correia.
  • Superalternador BAS, que substitui motor de partida e alternador tradicionais.
  • Sistema iBRS, que recupera energia nas frenagens e desacelerações.

Essa combinação permite arrancadas, manobras e retomadas em baixa velocidade sem uso do motor a combustão, reduzindo consumo e emissões. Além disso, o modo “coasting” mantém o carro em movimento desligando o motor a combustão em velocidades de cruzeiro, mas preservando itens como ar-condicionado e multimídia.

Experiência ao volante

Nos modelos da Audi que já utilizam essa tecnologia, o motor elétrico atua até 85 km/h no modo D, ou até 140 km/h no modo S, auxiliando o a combustão de acordo com a pressão no acelerador. No T-Cross e Nivus, isso deve melhorar a resposta nas arrancadas — resolvendo o atraso do acelerador criticado por alguns motoristas — e otimizar a economia de combustível, especialmente no uso urbano.

A potência combinada com o motor 1.5 TSI Evo2 ainda não foi divulgada, mas isoladamente ele já rende 150 cv e 25,5 kgfm. Os números oficiais devem aparecer com o lançamento europeu do T-Roc MHEV Plus, previsto para este mês.

Comparativo de sistemas híbridos leves (48V)

EspecificaçãoVolkswagen MHEV PlusStellantis Bio-Hybrid e-DCT
Voltagem48 V48 V
Potência elétrica24 cv30 cv
Torque elétrico23,5 kgfmNão divulgado
Bateria1,7 kWh (LFP)0,9 kWh (NMC)
Velocidade máxima elétricaNão divulgado30 km/h
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