A Volkswagen já definiu o próximo passo na eletrificação de sua linha nacional: o lançamento, em 2027, da nova geração do T-Cross equipado com um sistema híbrido flex inédito no Brasil. O modelo será produzido sobre a plataforma MQB 37 — a mesma do Taos — e contará com o motor 1.5 TSI Evo2 aliado ao novo conjunto eletrificado eTSI Plus.
O SUV chega primeiro, seguido pelo Nivus híbrido flex em 2028, ambos com a mesma base chamada pela marca de MQB Hybrid. A tecnologia deriva do MHEV Plus da Audi, já utilizado na nova geração do A5, e tem como diferencial a capacidade de mover o carro apenas com energia elétrica em algumas situações — algo incomum em híbridos leves.
Como funciona o eTSI Plus
O sistema é composto por:
- Motor elétrico PTG: 24 cv e 23,5 kgfm, acoplado diretamente ao câmbio DSG, podendo tracionar sozinho ou auxiliar o motor a combustão.
- Bateria LFP de 1,7 kWh, conectada por correia.
- Superalternador BAS, que substitui motor de partida e alternador tradicionais.
- Sistema iBRS, que recupera energia nas frenagens e desacelerações.
Essa combinação permite arrancadas, manobras e retomadas em baixa velocidade sem uso do motor a combustão, reduzindo consumo e emissões. Além disso, o modo “coasting” mantém o carro em movimento desligando o motor a combustão em velocidades de cruzeiro, mas preservando itens como ar-condicionado e multimídia.
Experiência ao volante
Nos modelos da Audi que já utilizam essa tecnologia, o motor elétrico atua até 85 km/h no modo D, ou até 140 km/h no modo S, auxiliando o a combustão de acordo com a pressão no acelerador. No T-Cross e Nivus, isso deve melhorar a resposta nas arrancadas — resolvendo o atraso do acelerador criticado por alguns motoristas — e otimizar a economia de combustível, especialmente no uso urbano.
A potência combinada com o motor 1.5 TSI Evo2 ainda não foi divulgada, mas isoladamente ele já rende 150 cv e 25,5 kgfm. Os números oficiais devem aparecer com o lançamento europeu do T-Roc MHEV Plus, previsto para este mês.
Comparativo de sistemas híbridos leves (48V)
Especificação | Volkswagen MHEV Plus | Stellantis Bio-Hybrid e-DCT |
---|---|---|
Voltagem | 48 V | 48 V |
Potência elétrica | 24 cv | 30 cv |
Torque elétrico | 23,5 kgfm | Não divulgado |
Bateria | 1,7 kWh (LFP) | 0,9 kWh (NMC) |
Velocidade máxima elétrica | Não divulgado | 30 km/h |