Com um visual marcante e recheado de tecnologia, o novo Renault Boreal chega para romper com o estilo tradicional dos utilitários médios mais vendidos no Brasil, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Desenvolvido para ser um modelo global, o SUV faz sua estreia mundial em solo brasileiro e será produzido em São José dos Pinhais (PR), ao lado da fábrica turca que também abastecerá outros mercados internacionais.
O Boreal representa um novo momento da Renault no país. Após o lançamento do Kardian, o novo SUV consolida a estratégia da marca de se posicionar entre os fabricantes que entregam mais valor agregado, com foco em inovação e sofisticação. E basta um olhar para entender essa proposta.
O design do Boreal foge do lugar-comum. A frente traz uma grade ousada com elementos geométricos inspirados em diamantes, ladeada por um conjunto óptico full LED em dois níveis. As luzes de condução diurna se destacam no topo, com os faróis principais posicionados logo abaixo. As extremidades do para-choque também surpreendem ao incorporar pontos luminosos verticais no lugar das tradicionais entradas de ar.

Na lateral, rodas de liga leve de 19 polegadas e um acabamento cromado que percorre o teto reforçam a elegância do modelo. Um detalhe curioso é a maçaneta traseira embutida na coluna, solução que contribui para o visual limpo. Já na traseira, o conjunto de lanternas triangulares se estende para as laterais, criando uma harmonia visual com o novo logo da marca em destaque ao centro.
Com 4,56 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, o Renault Boreal oferece um dos maiores porta-malas da categoria, com 522 litros de capacidade — superando os rivais diretos. A plataforma RGMP, uma evolução da arquitetura CMF-B, é a base do modelo e também será utilizada na futura picape Niagara.

O interior segue o mesmo nível de requinte. Painel com acabamento bicolor, peças metalizadas e iluminação ambiente configurável criam uma atmosfera refinada. A central multimídia, com o sistema OpenR já presente em modelos europeus, é voltada para o motorista e equipada com o sistema Google Automotive, permitindo acesso direto a apps como Google Maps, Spotify e até Netflix. A conectividade inclui ainda comandos por voz com integração ao Google Assistente, que pode até ajustar a climatização do carro a partir de frases como “estou com frio”.

O painel de instrumentos digital de alta resolução, bancos dianteiros com ajustes elétricos e função massagem, teto solar panorâmico e sistema de som premium Harman Kardon são alguns dos destaques da versão topo de linha, que ainda não teve detalhes divulgados.
No quesito segurança, o Boreal traz um pacote completo de assistência ao motorista, incluindo piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com aviso sonoro ao abrir as portas, assistente de faixa com correção e estacionamento automático. Atrás, os ocupantes contam com saídas de ar-condicionado, entradas USB-C e boa luminosidade, graças à ampla área envidraçada.

Sob o capô, o SUV traz o motor 1.3 TCe turbo flex de 163 cv e 25,5 kgfm, o mesmo utilizado no Duster, mas com ajustes. A transmissão é automatizada de dupla embreagem com seis marchas, sempre com tração dianteira. Para 2026, está prevista a chegada de uma versão híbrida leve com sistema de 48V e tração integral temporária, utilizando um motor elétrico adicional no eixo traseiro.
Com estreia prevista para o último trimestre deste ano, o Boreal enfrentará um mercado competitivo e exigente. Além dos líderes já consolidados, terá que encarar os híbridos chineses como o GWM Haval H6 e o BYD Song Plus, que vêm crescendo nas vendas. O sucesso do SUV francês vai depender do preço: se a Renault acertar nesse ponto, o Boreal pode se tornar uma das grandes surpresas do segmento em 2025.