A polêmica em torno das atualizações levadas pela Aston Martin para o GP da Espanha parece não ter chegado ao fim. Apesar de a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ter atestado a legalidade das novidades do AMR22, a Red Bull vê indícios de violação de propriedade intelectual.
Em entrevista à emissora inglesa Sky Sports, Helmut Marko, consultor do time dos energéticos, declarou que existem evidências de que dados foram baixados da Red Bull e ressaltou que foram sete os funcionários que se transferiram de uma equipe para a outra, inclusive Dan Fallows, que era chefe de aerodinâmica no time de Max Verstappen e Sergio Pérez e passou a atuar como diretor-técnico da Aston Martin.
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Nesta sexta-feira (20), a FIA emitiu um comunicado atestando a legalidade do carro de Sebastian Vettel e Lance Stroll, já que alega que não houve engenharia reversa e que o regulamento permite que as equipes se inspirem no trabalho das rivais.
Marko, porém, não se deu por satisfeito. O consultor vê com preocupação que justamente a equipe que “roubou” funcionários da Red Bull tenha acabado com um bólido tão parecido assim com o RB18.
“De acordo com o status atual, copiar não é proibido, mas você também tem de levar em conta que sete pessoas foram roubadas de nós”, disse Marko à emissora inglesa Sky Sport. “[É preciso considerar que] nosso chefe de aerodinâmica foi contratado pela Aston Martin por um valor desproporcionalmente alto”, indicou.
“E ainda existem alguns fatos que estamos checando. Mas vamos olhar para o assunto em detalhes”, assegurou.
Questionado se existe alguma preocupação específica em relação a transferência de Dan Fallows para a Aston Martin, Helmut respondeu: “Não é só Dan Fallows. Existe evidência de que dados foram baixados. Copiar não é proibido, mas seria possível fazer uma cópia tão detalhada do nosso carro sem documentação”.
Ao fim do primeiro treino em Barcelona, a Red Bull se pronunciou e manifestou preocupação com potenciais violações de propriedade intelectual.
“Apesar de a imitação ser a maior forma de bajulação, qualquer replicação de design, obviamente, precisa cumprir as regras da FIA sobre ‘engenharia reversa’”, disse a Red Bull. “No entanto, se qualquer transferência de propriedade intelectual acontecer, isso seria claramente uma violação dos regulamentos e seria uma violação séria”, encerrou.