O Rally dos Sertões 2025 prometia ser uma das edições mais desafiadoras da história — e foi, mas por motivos além dos esperados. A competição teve um desfecho inesperado neste domingo (3), após o cancelamento das duas últimas etapas por causa das fortes chuvas que atingiram o estado de Alagoas.
A rota total previa 3.482 km de percurso, incluindo o prólogo e oito etapas cronometradas, atravessando cinco estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas. As disputas envolveram quatro categorias principais: motos, UTVs, carros e quadriciclos.
Terreno variado e dificuldades desde o início
Logo na segunda etapa, entre Unaí (MG) e Januária (MG), os competidores enfrentaram uma das provas mais difíceis dos 33 anos de história do Sertões. A variedade do terreno, alternando entre pisos bons, pedras e areia, exigiu o máximo de habilidade dos pilotos e navegadores.
A quarta etapa, com 276 km entre Bom Jesus da Lapa (BA) e Xique-Xique (BA), foi marcada por muitas pedras e ajustes no regulamento, permitindo um pneu reserva extra para cada veículo e manutenção ao final da especial — uma medida preventiva da organização.
Na quinta etapa, a areia foi o principal obstáculo, cobrindo 224 km dos 330 km totais. O trecho final, em travessia de serra, alternava entre areia e terreno pedregoso. A sexta etapa manteve o nível de dificuldade, misturando pedras soltas com um retorno à areia pesada nos últimos 30 km.
Clima desfavorável encerra o rally antes da hora
As etapas finais seriam realizadas no fim de semana, mas o tempo virou drasticamente. Fortes chuvas atingiram Delmiro Gouveia (AL), onde a sétima etapa começaria. Inicialmente, a largada das motos foi adiada, mas a situação se agravou, levando ao cancelamento total das provas finais. A oitava etapa, prevista para terminar em Marechal Deodoro (AL), foi cancelada por completo devido à quantidade de lama e à falta de condições de segurança.
Com isso, os campeões foram definidos com base nos resultados até a sexta etapa.
Destaques e campeões do Sertões 2025
- Motos: O espanhol Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally) confirmou o favoritismo e venceu mesmo após começar em desvantagem, punido no prólogo. Após largar em 38º, dominou todas as demais etapas.
- Quadriciclos: Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700R) brilhou novamente. Mesmo com a mudança de última hora — ele correria de moto, mas teve que retornar ao quadriciclo por falta de peças — venceu todas as etapas da categoria, conquistando seu sexto título no Sertões.
- UTVs: Zé Hélio Rodrigues e Ramon Sacilotti (Can-Am Maverick R) foram consistentes e rápidos durante toda a competição. Zé Hélio, já cinco vezes campeão nas motos, levou o título pela primeira vez nos UTVs.
- Carros: A dupla Marcos Baumgart e Kleber Cincea (Toyota GR Hilux DKR T1+) ficou com o título pela segunda vez. A comemoração familiar quase veio em dose dupla, mas Cristian Baumgart e Luís Felipe Eckel abandonaram na sexta etapa e ficaram fora do pódio.
Sertões 2026 já tem data marcada
A organização já confirmou a próxima edição: o Rally dos Sertões 2026 acontecerá entre os dias 22 e 30 de agosto. O trajeto será revelado no ano que vem.
Campeões por categoria — Rally dos Sertões 2025
Motos
- Tosha Schareina (#68, Honda CRF 450 Rally) – MT1
- Gabriel Bruning (#5, Yamaha WR 450F) – MT2
- Guilherme Bissoto (#22, Yamaha WR 450F) – MT2
- Tiago Wernersbach (#7, Honda CRF 450RX) – MT3
- Ricardo Martins (#6, Yamaha Ténéré 700) – MT1
Quadriciclos
- Marcelo Medeiros (#61, Yamaha Raptor 700R) – QDA
- Helio Pessoa (#63, Yamaha Raptor 700R) – QDA
- Felipe Dias Viana (#62, Yamaha Raptor 700R) – QDA
Carros
- Marcos Baumgart / Kleber Cincea (#303, Toyota GR Hilux DKR T1+) – T1M
- Queirolo / Lauro Sobreira (#348, Buggy Giaffone V8) – UBR
- Flávio Lunardi / Fred Budtikevitz (#331, Ford Ranger V8) – T11
- Mauro Guedes / Edu Bampi (#314, Toyota GR Hilux DKR T1+) – T1M
- Mario Marcondes / Artemio Pauluci (#360, Ford Ranger V8) – UBR
UTVs
- Zé Hélio / Ramon Sacilotti (#106, Can-Am Maverick R) – ULT
- Rodrigo Varela / Matheus Mazzi (#102, Can-Am Maverick R) – ULT
- Francesco Franciosi / Egon Franciosi (#116, Can-Am Maverick R) – ULT
- André Hort / Marcelo Ritter (#119, Can-Am Maverick R) – ULT
- Deni Nascimento / Gunnar Dums (#101, Can-Am Maverick R) – ULT