A agência Projetax – que tem por propósitos promover a inclusão, romper barreiras, transformar vidas e inspirar pessoas – celebra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado oficialmente em 21 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.133/2005, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Em uma iniciativa inédita no Brasil, a agência que tem pouco mais de um ano de fundação, trabalha a fim de promover a acessibilidade e inclusão social de pilotos com deficiência no automobilismo nacional. E atualmente gerencia a carreira de quatro pilotos, todos pessoas com alguma deficiência. E que nutrem o sonho de viver do automobilismo, ser piloto profissional, com a paixão pelos motores correndo em suas veias.
A Projetax faz um trabalho integral com seus pilotos e é responsável por toda a gestão da carreira deles. Também atua na preparação física e psicológica, nos treinos, na gestão da saúde. Além disso cuida de todo o marketing, da questão contratual e de projetos incentivados, na captação de patrocínio, fazendo toda a assessoria ao patrocinador.
E a data de 21 de setembro é um motivo enorme para celebrar. “É muito importante termos os respaldos das leis que contribuem para a conscientização e para inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Nós da Projetax ficamos muito felizes em ser parte disso, e de fato, estarmos contribuindo para essa inclusão por meio do nosso trabalho com os pilotos. O que mais queremos é fazer a diferença e transformar a vida das pessoas, levando inspiração com as histórias de vida e de superação de nossos atletas”, enfatiza Felipe Martins, empresário e fundador da Projetax.
Conheça um pouco mais sobre os pilotos Projetax:
André Bragantini: portador da Síndrome de Tourette – campeão em diversas categorias por onde passou, tricampeão brasileiro e tricampeão paulista. Referência em carros de tração dianteira. Convive com a síndrome desde os 5 anos, mas encontrou no automobilismo a coragem para enfrentar os espasmos involuntários, que nunca o atrapalharam enquanto guiava e competia.
Dimy Kalinowski: Primeiro e único piloto federado dentro do espectro autista a participar de competições oficiais de kart. Foi vice-campeão Light de Kart F4 2023. Dimy acumula vitórias e pódios no campeonato brasileiro de kart de 2024 e tem trabalhado para repetir os bons feitos em 2025.
Douglas Mattos: Primeiro piloto com paralisia cerebral do mundo a pilotar um carro de corrida sem ser adaptado. Douglas começou a andar somente aos 14 anos, e sua carreira no automobilismo começou somente aos 35 anos, no kart, em 2019.
Matheus Santos: Piloto de 27 anos compete na AMG Cup Brasil. Nascido com mielo meningocele, condição que o levou a usar cadeira de rodas, mas isso nunca o impediu de seguir sua paixão pelo automobilismo.
Informações para imprensaBeatriz de Paula | Andrea Amadeo