Os pneus run flat se destacam por sua estrutura reforçada. Eles permitem que o veículo rode por até 80 km mesmo com o pneu furado, desde que a velocidade não ultrapasse 80 km/h. Mas a pergunta que muitos fazem é: é seguro e legal rodar sem o estepe ao optar por esses pneus?
O que diz a legislação sobre o uso de pneus run flat?
Segundo Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos da Continental Pneus Américas, a Resolução Contran nº 913, de 28 de março de 2022, estabelece que veículos equipados de fábrica com pneus run flat não são obrigados a possuir estepe. No entanto, a legislação exige a presença de um “produto selante para pneus, em quantidade suficiente para o reparo de um pneu, acompanhado de dispositivo que permita insuflar o pneu à pressão prescrita para o uso temporário, em um período máximo de dez minutos”.
Isso significa que é indispensável contar com uma bomba de selante para garantir a segurança em casos de emergência. Embora a resolução trate apenas de veículos que já saem de fábrica com essa tecnologia, Astolfi observa que é razoável assumir que qualquer carro equipado com pneus run flat deve incluir o equipamento de reparo.
Compatibilidade do veículo com pneus run flat
Outro ponto importante a considerar é a compatibilidade do veículo. Nem todo carro pode utilizar pneus run flat. Eles exigem suspensão e rodas adaptadas. Sua menor flexibilidade transfere parte do impacto para esses componentes. Antes de realizar a troca, é essencial verificar se o modelo do seu carro suporta essa tecnologia.