Se essa tendência desembarcasse no Brasil, muitos motoristas teriam que ficar muito mais atentos. Nos Estados Unidos, uma nova tecnologia está sendo usada para flagrar e punir quem estaciona em locais proibidos — especialmente em pontos de ônibus e ciclovias.
Em Sacramento, na Califórnia, ônibus do transporte público receberam câmeras na parte frontal. Durante suas rotas, esses veículos monitoram o tráfego e captam imagens dos infratores.
Mais de uma centena de ônibus já conta com o equipamento, que utiliza inteligência artificial desenvolvida pela empresa Hayden AI. O sistema identifica as irregularidades, registra vídeos e fotos das placas dos veículos e envia os dados para o órgão de trânsito local, o Sacramento Regional Transit (SacRT). Antes que qualquer multa seja aplicada, funcionários do órgão revisam as informações coletadas.
O projeto começou no final de 2023, mais precisamente em 19 de dezembro, com uma fase educativa que durou dois meses. Durante esse período, 2.740 advertências foram emitidas a motoristas que pararam em locais proibidos, como pontos de ônibus. Com a boa aceitação da iniciativa, a cidade decidiu ir além: agora, motoristas que estacionarem em ciclovias também serão advertidos.
O novo foco do programa começou a ser testado em 14 de abril e vai até 12 de junho. Durante essa fase, os motoristas flagrados receberão apenas uma notificação. A partir de 13 de junho, porém, quem insistir em parar em ciclovias será multado.
Segundo as autoridades locais, a ampliação da fiscalização busca garantir mais segurança para os ciclistas, que muitas vezes são forçados a desviar para a pista de carros quando uma ciclovia é bloqueada.
Henry Li, diretor-geral do SacRT, destacou a importância da ação: “Esse programa vai contribuir para tornar as ruas de Sacramento mais seguras e eficientes para todos.”