A Omoda Jaecoo confirmou que o desenvolvimento do motor 1.0 turbo flex com sistema híbrido que equipará o SUV compacto Omoda 3 no Brasil foi antecipado, com conclusão prevista para 2026. O anúncio foi feito por Felipe Amaral, diretor de desenvolvimento de rede e estratégia da marca, durante o evento ABX 2025.
“Será um motor de três cilindros, desenvolvido para atender tanto eficiência energética quanto requisitos tributários do país”, afirmou Amaral. Segundo levantamento da Autoesporte, o propulsor será praticamente novo, sem relação com o antigo 1.0 turbo que equipou o Caoa Chery Tiggo 3X, e deve entregar cerca de 130 cv.
A produção nacional ainda depende de definições sobre fábrica e logística. A previsão de chegada do Omoda 3 às concessionárias brasileiras é 2027, permitindo um período de testes longo antes da comercialização.
Visual e tecnologia
O Omoda 3 foi apresentado conceitualmente em Wuhu (China) e mostra forte inspiração em modelos como o Lamborghini Urus. O SUV traz faróis de LED modernos, linhas arrojadas na dianteira e traseira com inspiração no Omoda 7. Segundo a marca, o design foi pensado para o público jovem, com referência aos games e e-sports.
O interior também segue proposta futurista, com o chamado “Starship Cockpit”. Painel de instrumentos e central multimídia serão personalizáveis, incluindo luzes LED e até sistemas para videogame integrados à cabine, reforçando a abordagem tecnológica e moderna do veículo.
Produção nacional
A Omoda Jaecoo avalia três locais para produção no Brasil, incluindo a Comexport em Horizonte (CE) e o complexo da Chery em Jacareí (SP). A antiga fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) também foi considerada, mas não foi escolhida pela marca. Além do Omoda 3, a intenção é produzir nacionalmente os modelos Omoda 5 e Jaecoo 7, possivelmente em mais de uma unidade fabril.
Com preço estimado em torno de R$ 150 mil, o Omoda 3 promete disputar o segmento de SUVs compactos contra Volkswagen Nivus, Fiat Fastback e outros concorrentes do mercado nacional.