O ícone esportivo da Volkswagen está de volta ao mercado brasileiro. O Golf GTI, agora em sua versão 2026, começa a ser oferecido por aqui com preço inicial de R$ 430.000, em um modelo de comercialização pouco convencional: a compra também dá acesso ao GTI Experience Club, um programa que inclui eventos exclusivos, encontros de entusiastas e experiências em pista para os donos do hatch.
Mas para fazer parte desse seleto grupo, há regras claras. A pré-venda é destinada apenas a clientes que já tiveram modelos esportivos da Volkswagen (como GTS, GTI, GTE ou GLI) ou de outras marcas do grupo, incluindo Audi e Porsche. Cada CPF ou CNPJ poderá adquirir apenas uma unidade, e os contratos preveem prioridade de recompra pela própria Volks em caso de revenda.
Versões e preços
O Golf GTI será oferecido em duas configurações:
- R$ 430.000 – bancos tradicionais com estofamento xadrez e ventilação;
- R$ 445.000 – bancos de couro Vienna com aquecimento e resfriamento.
As duas opções podem ser encomendadas em quatro cores: Vermelho Kings, Preto Mythos, Cinza Moonstone e Branco Puro. Para reservar, é necessário sinal de 10% do valor total. A produção será feita na Alemanha, na fábrica de Wolfsburg.

Quando chegam os carros?
Embora a pré-venda já esteja ativa, as primeiras unidades só serão entregues a partir de março de 2026. A Volkswagen não divulgou quantas unidades virão ao país, mas confirma que o modelo terá adaptações específicas para o mercado brasileiro, como ajustes de suspensão e homologação do sistema de emissões. A garantia é de três anos, com promessa de disponibilidade de peças na rede nacional de concessionárias.
Visual e equipamentos
O Golf GTI brasileiro mantém o mesmo design do modelo europeu, com destaque para o logotipo dianteiro iluminado — novidade no mercado nacional. O hatch traz faróis full LED, detalhes em vermelho na dianteira, rodas diamantadas de 18 polegadas e lanternas traseiras em LED.

Por dentro, o ambiente é esportivo, com bancos em padrão xadrez (ou couro, no opcional), iluminação ambiente configurável em 30 cores, central multimídia de 12,9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e painel digital de 10,2 polegadas. Entre os itens de série estão ar-condicionado de três zonas, teto panorâmico, sistema de som Harman Kardon de 480W, piloto automático adaptativo e uma lista completa de assistentes de condução.

Motor e desempenho
O coração do Golf GTI continua sendo o motor 2.0 TSI turbo, que entrega 245 cv e 37,7 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automatizado DSG de sete marchas. O conjunto leva o hatch de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, auxiliado pelo Launch Control.
Concorrência de peso
O retorno do Golf GTI ao Brasil o coloca frente a frente com outros esportivos de renome:
- Toyota GR Corolla – R$ 416.990, motor 1.6 turbo de 304 cv e tração integral;
- Honda Civic Type R – R$ 429.900, motor 2.0 turbo de 297 cv e câmbio manual;
- Audi A3 Sportback – entre R$ 329.000 e R$ 377.190, com motor 2.0 turbo de 204 cv.
Assim, o GTI volta a disputar espaço em um nicho que une tradição, tecnologia e exclusividade.