Com seis anos de mercado, a geração atual do Toyota Corolla está próxima de seu fim, e a fabricante já trabalha em uma nova versão do sedã. Previsto para estrear em 2026, o novo modelo promete uma evolução no sistema híbrido, incluindo uma variante híbrida plug-in com autonomia de até 2.100 km, visando competir com os rivais chineses.
A revista japonesa Best Car divulgou algumas informações sobre a 13ª geração do Toyota Corolla. Como de costume, o sedã será acompanhado pelas versões hatchback e perua, estas oferecidas em diversos mercados, enquanto no Brasil o hatch só está disponível na versão esportiva GR Corolla. Também estão previstas variantes produzidas por outras marcas do grupo, como uma versão da Daihatsu para mercados específicos.
Design e Aerodinâmica
O design do novo Corolla irá enfatizar “sua altura baixa”, com foco na melhoria da aerodinâmica para reduzir o consumo de combustível. Acredita-se que o novo Prius será a inspiração visual, com uma entrada de ar fina logo após o capô e uma maior no para-choque.
Motorização e Eficiência
Um dos destaques do novo Corolla será a motorização. Segundo a Best Car, as versões de entrada contarão com um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, entregando 130 cv e 15 kgfm. Este motor também será utilizado no sistema híbrido completo (HEV), gerando 100 cv e 13 kgfm, embora a potência do motor elétrico ainda não tenha sido revelada. Além disso, haverá uma variante turbo de 180 cv e 23 kgfm, substituindo praticamente o motor 2.5 aspirado utilizado em diversos carros híbridos da Toyota, como o RAV4. Pela primeira vez, o Corolla contará com um sistema PHEV, utilizando as lições do Prius Prime, que atinge 200 km/l em testes de consumo na Europa.
Competição com Rivais Chineses
Os engenheiros da Toyota estão focados em enfrentar a eficiência energética dos rivais chineses. Recentemente, a BYD apresentou a quinta geração de seu sistema híbrido plug-in, alcançando uma eficiência de 46,06%, permitindo que os carros superem os 2.000 km de autonomia. Atualmente, o motor da Toyota possui uma eficiência térmica de 41%, uma diferença significativa que a fabricante japonesa busca reduzir.
Novas Tecnologias e Produção
A Toyota também revelou detalhes sobre uma nova linha de motores, incluindo um 2.0 turbo para substituir o atual 2.4 turbo. Este motor será menor, com um curso de pistão mais curto, permitindo um capô mais baixo e melhor aerodinâmica. O 1.5 turbo será 30% mais eficiente que o 2.5 aspirado utilizado atualmente.
Lançamento no Brasil
Se o novo Toyota Corolla seguir o cronograma, será lançado no Japão em 2026 e chegará ao Brasil em 2027. Com o fechamento da fábrica de Indaiatuba (SP), a produção do Corolla será transferida para Sorocaba (SP), onde também são fabricados o Corolla Cross, os Yaris Hatch e Sedan e, em breve, o inédito Yaris Cross.