quinta-feira, julho 17, 2025
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Novo Honda HR-V 2026: o SUV mais caro da categoria entrega o que promete?

Atualizações pontuais e confiabilidade mantêm o HR-V como aposta segura para quem não quer surpresas.

A Honda atualizou o HR-V para a linha 2026 e, ao mesmo tempo em que deu um tapa no visual e incluiu alguns refinamentos tecnológicos, também reforçou seu título nada modesto: o de SUV compacto mais caro do Brasil. Mas a pergunta que não quer calar é — ele entrega o suficiente para justificar essa coroa?

Evolução tímida, mas calculada

O HR-V 2026 passou por atualizações pontuais. O desenho externo ganhou rodas maiores (nas versões turbo), uma nova grade com acabamento redesenhado, para-choque com visual mais limpo, lanternas em LED com novo arranjo interno e uma central multimídia que finalmente abandonou a moldura antiquada, que lembrava TVs antigas.

A versão Touring, topo de linha, recebeu melhorias em conforto e conveniência, mas nenhuma revolução. A proposta da Honda foi clara: manter o que funcionava e refinar o que incomodava.

Preços e versões

O HR-V 2026 chega com aumento em todas as versões. Veja os preços atualizados:

  • EX 1.5 aspirado – R$ 163.200
  • EXL 1.5 aspirado – R$ 170.900
  • Advance 1.5 turbo – R$ 199.400
  • Touring 1.5 turbo – R$ 209.900

A versão Touring, avaliada por nossa equipe, já ultrapassou com folga os R$ 200 mil, se distanciando dos concorrentes diretos. O que ela entrega em troca?

Equipamentos de série: recheado, mas não incomparável

Desde a versão de entrada EX, o HR-V já conta com itens como:

  • Seis airbags
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Frenagem automática de emergência
  • Assistente de permanência em faixa
  • Câmera de ré
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas
  • Central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay
  • Ar-condicionado digital
  • Carregador por indução

Na versão Touring, somam-se:

  • Motor 1.5 turbo com 177 cv
  • Rodas de 18”
  • Banco do motorista com ajustes elétricos
  • Abertura elétrica do porta-malas por sensor de presença
  • Partida remota pela chave
  • Lanternas com novo design em LED
  • Painel parcialmente digital de 7”

O pacote é generoso, mas em um mercado em que rivais como VW Taos e Toyota Corolla Cross oferecem sistemas híbridos, centrais multimídia maiores e teto solar panorâmico, o HR-V começa a perder brilho. Aliás, o teto solar segue ausente, mesmo na versão topo. Segundo a Honda, o item encareceria o projeto e era pouco usado pelos clientes.

Conjunto mecânico: conservador com eficiência surpreendente

A gama de motores permanece a mesma:

  • 1.5 aspirado com injeção direta – 126 cv e 15,8 kgfm (EX e EXL)
  • 1.5 turbo flex – 177 cv e 24,5 kgfm (Advance e Touring)
    Ambos com câmbio automático CVT (com simulação de 7 marchas).

No teste com a versão Touring, o desempenho agrada. O 0 a 100 km/h ocorre em 8,5 segundos e a entrega de torque em baixos giros (1.700 rpm) garante boas respostas nas ultrapassagens. Tudo isso sem abrir mão da suavidade típica de um CVT.

Consumo: bom para o bolso

Mesmo com bom desempenho, o HR-V surpreende positivamente nos números de consumo:

CombustívelCidadeEstrada
Etanol8,1 km/l11,5 km/l
Gasolina9,1 km/l12,9 km/l
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