A BYD está preparando uma grande estreia para sua primeira participação no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em novembro no pavilhão do Anhembi. A marca chinesa vai apresentar oficialmente sua nova picape híbrida, posicionada para rivalizar diretamente com modelos como a Fiat Toro. Essa será a primeira caminhonete da montadora no Brasil — e também a primeira do portfólio global da empresa.
A expectativa é que o modelo roube a cena no evento, com status de lançamento mundial. Apesar de ainda não ter nome definido, a picape já é tratada como um dos principais produtos da BYD para 2026. Fontes ligadas à fabricante indicam que ela será o “grande lançamento” do próximo ano, reforçando o compromisso da empresa com o mercado brasileiro.
Projeto inédito e feito sob medida para o Brasil
A nova caminhonete não segue um projeto chinês simplesmente adaptado. A proposta foi desenhada pensando diretamente nas necessidades do consumidor local. Tanto que a picape será nacional e flex, combinando um motor a combustão com propulsão elétrica — uma configuração voltada para eficiência, autonomia e menor consumo.

Imagens de projeção assinadas por Kleber Silva, da KDesign AG, mostram um visual inspirado no SUV Song Plus, com linhas robustas e iluminação em LED na traseira. Ainda que não se trate de imagens oficiais, os traços seguem o que foi revelado por flagras anteriores de unidades camufladas.
Montagem em Camaçari e chegada em 2026
Unidades de pré-série da picape já circulam no Brasil desde o início do ano, sendo testadas para homologação. A produção será feita na planta de Camaçari (BA), onde a BYD está implementando o sistema SKD (Semi Knock-Down), ou seja, com montagem final dos componentes no país.
A operação industrial na Bahia, inclusive, será reforçada com eventos institucionais nas próximas semanas, marcando o avanço da fábrica e os preparativos para os modelos futuros — entre eles, a própria picape intermediária.
Visual da Shark, base do Song
Pelas imagens vazadas na China, é possível notar que a nova caminhonete terá carroceria monobloco e elementos de design compartilhados com o SUV Song Plus, como os faróis afilados e a silhueta fluida. A traseira, por sua vez, deve seguir o estilo da picape Shark, com lanternas verticais unidas por uma barra iluminada em LED e o nome “BYD” em destaque.

Mecânica deve repetir o sistema DM-i
Embora os dados técnicos completos ainda não tenham sido revelados, tudo indica que o conjunto motriz será uma versão do sistema híbrido DM-i. No Song Plus, essa combinação entrega até 235 cv de potência com 40,8 kgfm de torque, utilizando um motor 1.5 flex aliado a um propulsor elétrico. A transmissão será do tipo e-CVT, com funcionamento suave e voltado para eficiência energética.
A chegada às lojas deve acontecer somente em 2026, mas a estreia no Salão do Automóvel promete antecipar muito do que vem por aí. Com essa nova picape, a BYD entra de vez no disputado segmento das intermediárias e promete acirrar a concorrência com modelos como Fiat Toro, Renault Oroch e Ford Maverick.
Fonte: Autoesporte