Um dos carros pessoais de Ayrton Senna vai a leilão no dia 1º de novembro de 2025, em Londres, pela tradicional casa RM Sotheby’s. Trata-se de um Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 de 1985, modelo raro e em estado de conservação impecável, que deve atingir lances entre 220 mil e 250 mil libras — algo entre R$ 1,6 milhão e R$ 1,8 milhão na conversão direta.
Um clássico com história
O exemplar foi comprado zero quilômetro pelo próprio Senna na Alemanha, em outubro de 1985, logo após sua vitória marcante na Corrida dos Campeões de Nürburgring, realizada no ano anterior. Apesar de não ser campeão mundial na época, o brasileiro brilhou ao superar nove pilotos já consagrados, todos conduzindo o mesmo modelo da Mercedes.

Na ocasião da compra, Senna estava acompanhado do compatriota Maurício Gugelmin, também piloto da Fórmula 1.
Características originais preservadas
O carro que vai a leilão mantém a pintura prateada original (Smoke Silver Metallic) e o interior preto com couro, teto solar e detalhes em madeira. Além disso, vem com itens de fábrica raros, como extintor de incêndio, rádio Becker México, kit de primeiros socorros lacrado, ferramentas originais e alarme com imobilizador.
Sob o capô, o sedã traz motor 2.3 de quatro cilindros e 16 válvulas, capaz de entregar 185 cv e 24 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de cinco marchas. O desempenho impressiona até hoje: acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge 230 km/h de velocidade máxima.
Assinatura de Niki Lauda

Um detalhe especial torna este 190 E ainda mais valioso: durante o GP da Austrália de 2016, o lendário Niki Lauda deixou sua assinatura no compartimento do motor.
Linha do tempo do veículo
Após dois anos de uso, Senna vendeu o carro em 1987, pouco antes de se mudar para Mônaco com a carreira já consolidada na McLaren. O comprador foi Robin Clark, amigo do empresário de Senna, Julian Jakobi. Em 1996, o modelo passou ao atual dono, que emigrou para a Austrália em 2004.
No processo de importação, o ar-condicionado foi desativado para atender normas locais, mas pode ser facilmente reativado. O veículo ainda recebeu uma placa especial com a inscrição “B15SENNA”, que será vendida separadamente.
Raridade de colecionador
Com apenas três proprietários desde novo, o 190 E de Senna chega ao leilão com documentos originais que comprovam a propriedade do piloto brasileiro, além de manuais, livros e registros de compra.

Peça de colecionador por si só, o valor histórico e emocional ligado ao tricampeão mundial de Fórmula 1 faz deste Mercedes-Benz um dos itens mais aguardados do leilão da RM Sotheby’s.