A espera chegou ao fim: a chinesa Leapmotor confirmou oficialmente sua estreia no Brasil em novembro, marcando o início de uma nova fase da Stellantis no segmento de veículos eletrificados. O primeiro modelo a desembarcar por aqui será o SUV médio C10, que mistura eficiência elétrica e autonomia estendida, mirando diretamente em rivais como BYD Song Plus e GWM H6.
Estrutura compartilhada com o grupo Stellantis
A estratégia da Leapmotor é aproveitar toda a infraestrutura já consolidada pela Stellantis no país. Isso inclui desde a rede de concessionárias, que contará com 36 pontos de venda exclusivos, até o uso da fábrica de Betim (MG), que abrigará inicialmente o centro de distribuição de peças da marca.
Segundo o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, há planos para que a produção local de veículos Leapmotor aconteça futuramente em território brasileiro, reforçando o compromisso da empresa com a eletrificação regional.
O C10: o primeiro Leapmotor a rodar no Brasil
Com 4,74 metros de comprimento e entre-eixos de 2,82 metros, o C10 tem porte semelhante ao Jeep Commander, outro modelo do grupo Stellantis. O diferencial está no sistema REEV (Range Extender Electric Vehicle) — um tipo de carro elétrico com extensor de autonomia.

O SUV é movido por um motor elétrico traseiro de 215 cv e 32,6 kgfm, alimentado por uma bateria de 28,4 kWh. O sistema pode ser recarregado tanto em tomadas externas (com carregamento rápido de até 65 kW em corrente contínua) quanto por um motor a gasolina 1.5 de 95 cv, que atua apenas como gerador de energia, sem tracionar as rodas.
Com essa combinação, o C10 pode percorrer cerca de 1.000 km somando tanque e bateria cheios — oferecendo a experiência de condução de um carro elétrico, mas sem a ansiedade típica por falta de recarga.

Próximo passo: o B10
Após o lançamento do C10, a Leapmotor já confirmou o B10 como segundo modelo para o Brasil, previsto para 2026. O SUV também terá porte médio, porém será 100 % elétrico, sem o sistema REEV.
Na China, o B10 é equipado com motor elétrico traseiro de 218 cv e duas opções de bateria: uma de 56,2 kWh, com autonomia aproximada de 380 km (WLTP), e outra de 67,1 kWh, capaz de alcançar até 460 km. Ainda não há confirmação sobre qual versão será destinada ao mercado brasileiro.
Expansão elétrica sob a bandeira Stellantis
A Leapmotor é parte essencial da estratégia global da Stellantis para competir no crescente mercado de elétricos acessíveis. Com o apoio do grupo e a promessa de produção nacional no horizonte, a marca pretende unir tecnologia chinesa e estrutura brasileira para conquistar consumidores que buscam transição energética sem abrir mão de autonomia e custo-benefício.
O debut da Leapmotor no Brasil, com o C10, promete mexer no cenário das SUVs eletrificadas — e já deixa claro que a disputa com BYD, GWM e outras gigantes asiáticas vai ficar ainda mais acirrada.