O Kia K4, que foi confirmado para o Brasil e deverá ser lançado em 2025, será importado do México. A informação foi divulgada pelo presidente da operação brasileira da marca, José Luiz Gandini, durante uma entrevista no podcast do canal A Roda, no mês de agosto de 2023.
Este sedã de porte médio é uma novidade no portfólio da Kia e vai substituir o Kia Cerato no mercado brasileiro. O K4 se destaca pelo seu tamanho maior em comparação ao Cerato e também ao Toyota Corolla, seu principal concorrente. Com 4,85 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 2,85 metros de distância entre os eixos, o modelo oferece um interior espaçoso, além de um porta-malas de 413 litros, que, embora seja menor que o do Corolla (470 litros), ainda assim é bastante competitivo na categoria.
Um dos principais atrativos do K4 é o seu design, que se distancia do convencional e adota linhas mais ousadas e agressivas. Na frente, os faróis grandes possuem um formato que se estende para três direções: para as laterais, para o para-choque e para a grade, algo que lembra o estilo do modelo EV5, um SUV elétrico da Kia.
De perfil, o sedã exibe um visual de linhas mais esportivas e sofisticadas, com destaque para as maçanetas das portas traseiras, que são disfarçadas nas colunas, criando um efeito mais fluido e elegante. Na traseira, o K4 também se sobressai com as lanternas conectadas, que se estendem pelo para-choque, conferindo um toque moderno e dinâmico.
Por dentro, o Kia K4 mantém uma abordagem mais sóbria, com um painel predominantemente horizontal e sem excessos. O design é limpo e moderno, inspirado em alguns modelos de marcas alemãs. O destaque fica por conta da central multimídia, que é composta por três telas: duas de 12,3 polegadas (uma para a multimídia e outra para o quadro de instrumentos) e uma tela menor, de 5 polegadas, no centro do painel, destinada aos controles de climatização.
Embora Gandini não tenha revelado detalhes específicos sobre a mecânica do K4 para o Brasil, em declarações anteriores ele mencionou que o sedã poderá vir com uma motorização híbrida leve. Isso indicaria a presença de um motor a combustão combinado com um sistema elétrico, provavelmente de 48V, algo semelhante ao que equipam os modelos Niro e Stonic, além do sistema que foi recentemente apresentado no Fiat Pulse.
Ainda não está claro se o K4 adotará o mesmo conjunto mecânico do Sportage, que conta com um motor 1.6 turbo de injeção direta, capaz de entregar 180 cv de potência. Nos Estados Unidos, o modelo oferece duas opções de motorização: um motor 2.0 aspirado de 149 cv e 18,2 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão CVT, e uma versão mais potente com motor 1.6 turbo, que entrega 193 cv e 26,9 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas.
Com sua proposta robusta e moderna, o Kia K4 promete ser um importante concorrente no segmento de sedãs médios quando desembarcar no Brasil em 2025, com um design arrojado e tecnologia de ponta para atrair consumidores exigentes.