A JAC Motors, conhecida no Brasil pela venda de carros elétricos, surpreende ao voltar ao mercado de combustão com a picape média JAC Hunter. Lançada para competir com nomes já estabelecidos, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, a Hunter chega a um mercado competitivo com preço inicial de R$ 239.990 para as primeiras mil unidades, prometendo robustez e uma capacidade de carga surpreendente.
Potência e Desempenho
A JAC Hunter se apresenta com um motor 2.0 turbodiesel de 191 cv e torque de 46,9 kgfm, associado a uma transmissão automática de oito marchas da ZF e tração 4×4 com reduzida. Segundo a fabricante, a Hunter faz de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos, um desempenho abaixo da média das concorrentes, o que pode frustrar motoristas que buscam mais agilidade. Modelos como a Amarok, que realiza a mesma prova em 8 segundos, saem na frente quando o quesito é aceleração.
Para o motorista, o retardo na resposta do acelerador é perceptível, especialmente ao realizar ultrapassagens. O modo Esporte oferece uma resposta um pouco melhor, mas as trocas de marcha, mesmo com a qualidade esperada da ZF, não são tão suaves como deveriam, tornando o ruído do motor presente na cabine em determinadas condições de uso.
Economia e Consumo
O consumo urbano da JAC Hunter é de 9 km/l e 10,2 km/l em rodovias, segundo o Inmetro. Esses números colocam a Hunter como uma opção mais econômica que a Volkswagen Amarok e algumas versões da Ford Ranger, o que pode ser um diferencial para quem busca uma picape para o dia a dia e viagens longas.
Capacidade de Carga e Caçamba
Um dos destaques da Hunter é sua capacidade de carga de 1.400 kg, superando com folga as concorrentes do segmento. Esse volume a coloca em uma posição vantajosa para empresas e motoristas que necessitam de uma picape voltada para o trabalho pesado. No entanto, a tampa da caçamba, embora robusta, é mais pesada que a média, e a ausência de uma abertura com amortecimento torna o manuseio menos prático.
A JAC não divulgou o volume exato da caçamba em litros, mas a capacidade de reboque chega a 5.250 kg, um dos maiores da categoria, expandindo a versatilidade da Hunter em cenários de carga intensa.
Conforto e Tecnologia
Por dentro, a Hunter se destaca pelo espaço: há conforto para três adultos no banco traseiro, com saídas de ar-condicionado e portas USB, incluindo uma do tipo C, para os passageiros da segunda fileira. A central multimídia vertical de 13 polegadas, embora ampla, oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay apenas via cabo USB, o que pode desagradar usuários de dispositivos modernos. Já o painel de instrumentos conta com uma tela LCD de 7 polegadas que exibe informações essenciais de maneira objetiva.
O pacote de série é generoso: rodas diamantadas de 18 polegadas, teto solar, estribos laterais, rack e santantônio. O ar-condicionado digital, bancos dianteiros com ajuste elétrico, faróis em LED e freio de estacionamento eletrônico adicionam praticidade e conforto. Um ponto negativo é a ausência de ajuste de profundidade da direção, o que pode gerar desconforto para alguns motoristas. Além disso, a passagem do cinto de segurança entre a porta e o encosto nem sempre é prática.
Segurança e Frenagem
A JAC equipou a Hunter com seis airbags e freios a disco ventilados nas quatro rodas, que oferecem uma resposta precisa ao motorista. O controle de tração e estabilidade, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus e os sensores de estacionamento traseiros e dianteiros contribuem para a segurança do modelo. Porém, a ausência de frenagem automática de emergência e sensor de ponto cego pode ser um fator de desvantagem, especialmente em um segmento onde esses itens são cada vez mais valorizados.
Design e Dimensões
Com 5,33 metros de comprimento e 1,96 metro de largura, a JAC Hunter se destaca pela imponência. A altura de 1,92 metro e o entre-eixos de 3,11 metros tornam o modelo espaçoso, mas as dimensões dificultam o estacionamento em áreas urbanas. Nesse aspecto, as câmeras 360 graus se tornam essenciais e ajudam a mitigar a dificuldade de manobra em espaços apertados.
Perspectivas e Mercado
Para o Brasil, a JAC Motors tem metas ousadas para a Hunter, com previsão de 4 mil unidades por ano, o que representaria um salto significativo nas vendas da marca no país. Para suportar essa expansão, a JAC estabeleceu 120 oficinas parceiras além das seis concessionárias atuais. No entanto, o segmento de picapes médias no Brasil tende a valorizar modelos consolidados, e a JAC ainda terá que superar o desafio de conquistar um público fiel a marcas tradicionais.
A JAC Hunter, com sua proposta de preço competitivo, excelente capacidade de carga e um design chamativo, entra no mercado com apelo, mas enfrentará a resistência de clientes que privilegiam desempenho e tradição.