segunda-feira, setembro 16, 2024
- Publicidade -
InícioDestaqueHamilton Herda Vitória Após Desclassificação de Russell na Bélgica

Hamilton Herda Vitória Após Desclassificação de Russell na Bélgica

A brilhante vitória de George Russell no GP da Bélgica deste domingo (28) foi anulada após a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgar um documento informando que o carro #63 não passou na inspeção técnica, apresentando 1,5 kg a menos do que o peso mínimo permitido pelo regulamento técnico. Com isso, Lewis Hamilton herdou o triunfo em Spa-Francorchamps.

Inicialmente, o carro de Russell atingiu exatamente os 798 kg estipulados como peso mínimo. Porém, após a retirada do combustível, o peso caiu para 796,5 kg. O relatório foi imediatamente encaminhado por Joe Bauer aos comissários, resultando na desclassificação quase automática do piloto.

Durante a reunião com os comissários, a Mercedes admitiu o erro e aceitou a desclassificação. Pouco antes das 14h (horário de Brasília), Russell já estava oficialmente fora da lista final de classificados da prova.

Dessa forma, Hamilton conquistou sua segunda vitória em 2024, seguido por Oscar Piastri e Charles Leclerc, que completou o pódio. Max Verstappen, Lando Norris, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Fernando Alonso, Esteban Ocon e Daniel Ricciardo também somaram pontos.

Russell teve uma atuação excepcional, optando por uma estratégia de apenas uma parada, mesmo com as altas temperaturas do asfalto em Spa, o que exigiu mais dos pneus. Ele conseguiu resistir e cruzar a linha de chegada à frente de Hamilton por apenas 0,5s. No entanto, essa estratégia pode ter sido decisiva para a infração de peso.

Um caso semelhante ocorreu com Sebastian Vettel em 2021, no GP da Hungria, quando o piloto da Aston Martin foi desclassificado por apresentar uma quantidade de combustível inferior ao exigido após a corrida.

Com a perda dos 25 pontos da vitória na Bélgica, Russell caiu para o oitavo lugar no Campeonato de Pilotos, com 116 pontos. Hamilton, por sua vez, subiu para a sexta posição, agora com 150 pontos.

A Fórmula 1 entra agora em sua tradicional pausa de verão na Europa, retornando de 23 a 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

Documento Técnico que Resultou na Desclassificação de Russell:

“Após a corrida, o carro #63 foi pesado e atingiu 798 kg, que é o peso mínimo exigido pelo artigo 4.1 do regulamento técnico. Em seguida, 2,8 litros de combustível foram removidos. O carro não foi totalmente drenado de acordo com o procedimento de drenagem apresentado pela equipe em seus documentos de legalidade, cumprindo o artigo 6.5.2 do regulamento técnico. O carro foi pesado novamente nas escalas da FIA e marcou 796,5 kg. A calibração dentro e fora foi confirmada e testemunhada pelo competidor. Como está 1,5 kg abaixo do peso mínimo requerido no artigo 4.1 do regulamento técnico, que deve ser respeitado por todas as equipes durante a competição, informo esta questão aos comissários para consideração.”

- Publicidade -
Google search engine
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular