sexta-feira, setembro 12, 2025
- Publicidade -
InícioLançamentosGWM Haval H9 chega ao Brasil como SUV diesel robusto para enfrentar...

GWM Haval H9 chega ao Brasil como SUV diesel robusto para enfrentar Toyota SW4

Modelo parte de R$ 309 mil, tem sete lugares e mira consumidores que buscam força, espaço e capacidade off-road

A GWM, que vem conquistando espaço no mercado brasileiro com SUVs híbridos e eletrificados, decidiu apostar em um público mais tradicional com o lançamento do Haval H9. O modelo, já disponível em pré-venda, é oferecido na versão Exclusive por R$ 309.000 até 20 de setembro – após essa data, o preço sobe para R$ 319.000.

Diferente de outros lançamentos recentes da marca, o H9 aposta em um motor diesel aliado a um porte avantajado e recursos que o colocam frente a frente com utilitários consagrados como Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.

Dimensões e espaço interno

Com 4,95 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,93 m de altura e entre-eixos de 2,85 m, o Haval H9 supera o Toyota SW4 em praticamente todas as medidas. O porta-malas também impressiona: são 791 litros com cinco lugares em uso e 88 litros quando a terceira fileira está levantada.

Foto: Divulgação/GWM

Mecânica e desempenho

O SUV utiliza o motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 48,9 kgfm de torque a 1.500 rpm, sempre acoplado ao câmbio automático de nove marchas. Pesando 2.525 kg, ele acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos. Apesar do desempenho modesto, o H9 compensa com recursos voltados ao off-road, como reduzida, bloqueio de diferencial dianteiro e traseiro e sete modos de condução.

Foto: Divulgação/GWM

Entre os diferenciais, está o Tank Turn, que reduz o raio de giro em até 1,5 metro usando os freios, facilitando manobras em trilhas. O pacote ainda inclui o sistema de visão 540°, que mostra obstáculos abaixo do veículo, aumentando a segurança em terrenos difíceis.

Produção e montagem no Brasil

O Haval H9 já começou a ser montado na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP). Para agilizar o início das vendas, as primeiras unidades ainda chegam importadas da China, mas sem alteração no conteúdo ou no preço final.

Capacidades off-road

Voltado para uso severo, o SUV apresenta 31° de ângulo de ataque, 25° de saída, altura livre do solo de 22,4 cm e pode atravessar trechos alagados de até 80 cm de profundidade. Ele também vence rampas de até 57% de inclinação, credenciais que reforçam sua vocação fora de estrada.

Foto: Divulgação/GWM

Interior e equipamentos

O acabamento mistura robustez e conforto. O H9 vem com painel digital de 10,25”, multimídia de 14,6” compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução de 50W, ar-condicionado de três zonas, teto solar panorâmico e até compartimento refrigerado no console central.

Foto: Divulgação/GWM

Os bancos dianteiros oferecem ajuste elétrico, aquecimento, ventilação e até massagem, enquanto os traseiros também são ventilados. Há ainda vidros duplos para maior isolamento acústico, reforçando o caráter premium do modelo.

Na lista de itens de série aparecem faróis Full LED matriciais, rodas de 19”, sistema de som premium com subwoofer, estribos retráteis e 10 anos de garantia – a mesma estratégia usada pela Toyota no SW4.

Segurança e tecnologia

O pacote de segurança traz seis airbags, incluindo cortina que cobre até a terceira fileira, além do conjunto de assistências ADAS 2+: piloto automático adaptativo com função Stop & Go, assistente de permanência em faixa, leitura de placas de trânsito e frenagem autônoma de emergência.

Foto: Divulgação/GWM

Conforto para sete passageiros

A segunda fileira possui bancos corrediços, permitindo ajustar o espaço para quem vai na terceira fileira. Mesmo os passageiros do “fundão” conseguem viajar com conforto razoável, algo raro nesse segmento.

Foto: Divulgação/GWM

Impressões ao dirigir

Durante testes em estradas de terra, o H9 se mostrou mais confortável que a picape Poer P30, com a qual compartilha motor e plataforma. As suspensões filtram bem as irregularidades, a direção tem resposta rápida e o freio eletrônico garante eficiência. O torque elevado ajuda a disfarçar o peso elevado, tornando a condução agradável fora do asfalto.

O GWM Haval H9 chega para disputar espaço em um nicho dominado por SUVs diesel tradicionais. Oferecendo mais equipamentos, dimensões generosas e preço competitivo, pode se tornar uma alternativa interessante para quem busca um utilitário robusto, mas não abre mão de conforto e tecnologia.


Ficha técnica – GWM Haval H9 Exclusive 2.4 turbodiesel

  • Motor: 2.4 turbodiesel, 4 cilindros, 184 cv e 48,9 kgfm
  • Câmbio: automático, 9 marchas, tração 4×4 com reduzida
  • Dimensões: 4,95 m (comprimento), 1,98 m (largura), 1,93 m (altura), entre-eixos de 2,85 m
  • Peso: 2.525 kg
  • Porta-malas: 791/88 litros
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 13 s, velocidade máxima de 170 km/h
  • Off-road: ângulo de ataque 31°, saída 25°, imersão até 80 cm, rampa de até 57%
- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular