A Ford confirmou que o Mustang mais nervoso entre as versões “convencionais” está prestes a chegar ao Brasil. O Mustang Dark Horse, que já era aguardado pelos fãs da marca, traz visual agressivo, componentes herdados do lendário Shelby GT500 e uma mecânica de respeito. Mas vem com uma decisão polêmica: no Brasil, será vendido apenas com câmbio automático de 10 marchas.
Enquanto nos Estados Unidos o modelo tem como padrão o câmbio manual de seis marchas — item obrigatório para entusiastas puristas —, a versão destinada ao mercado brasileiro será exclusivamente equipada com a transmissão automática, que permite trocas manuais por aletas atrás do volante (paddle shifters).
Coração de V8 e alma de pista
Sob o capô, o Dark Horse carrega um motor V8 5.0 que recebeu diversas melhorias. O propulsor, conhecido como Coyote, foi aprimorado com peças de alto desempenho como bielas forjadas derivadas do Shelby GT500, borboletas duplas no corpo de aceleração e um virabrequim com balanceamento exclusivo. O resultado? 507 cv de potência e 57,8 kgfm de torque, superando o Mustang GT Performance e se tornando o V8 5.0 mais potente da história do modelo.
Preparado para acelerar forte
Mas não é só o motor que impressiona. O Mustang Dark Horse traz um conjunto completo pensado para pista, incluindo:
- Suspensão recalibrada, com amortecedores dianteiros reforçados
- Barras estabilizadoras traseiras maiores
- Freios Brembo de seis pistões na dianteira
- Diferencial Torsen de deslizamento limitado
- Amortecedores adaptativos MagneRide
- Sistema de resfriamento específico para freios, óleo e diferencial
Além disso, há melhorias aerodinâmicas e pneus de alta performance que reforçam o caráter esportivo da versão.
Visual exclusivo e identidade marcante
O design também teve atenção especial. A dianteira traz um para-choque exclusivo, faróis com acabamento escurecido e uma nova grade preta brilhante. Na traseira, o destaque vai para a asa inspirada no Ford GT e para o emblema inédito do cavalo Mustang olhando para frente, uma quebra de tradição visual e símbolo da nova fase do esportivo.
Esse novo logotipo também está presente nas laterais e no interior, reforçando o caráter exclusivo da versão Dark Horse.
Interior com toque de sofisticação
A cabine mistura esportividade com tecnologia. O acabamento conta com detalhes em azul escuro, contrastando com elementos prateados nas aletas de troca de marchas. O painel é digital com tela de 12,4 polegadas, e a central multimídia de 13,2 polegadas roda o sistema SYNC 4, oferecendo conectividade e comandos intuitivos ao motorista.
Chegada ao Brasil em breve
Ainda sem data exata para o início das vendas, o Mustang Dark Horse promete ser uma das grandes estrelas do mercado de esportivos no Brasil em 2025. Mesmo sem a opção de câmbio manual, o modelo se destaca por sua performance, exclusividade e visual intimidador.