A Stellantis oficializou nesta sexta-feira (25) que os modelos Fiat Pulse e Fastback receberão a tecnologia híbrida leve flex, tornando-se os primeiros veículos da marca italiana com essa configuração no Brasil. Os SUVs, equipados com o sistema T200 Hybrid MHEV de 12 Volts, devem chegar ao mercado em novembro.
Embora ainda não tenha detalhado quais versões contarão com a nova motorização, rumores indicam que as opções Audace e Impetus estarão entre as versões eletrificadas.
Detalhes do Motor T200 Hybrid
Os modelos Fiat Pulse e Fastback híbridos serão equipados com o motor T200 1.0 turbo flex de três cilindros, com injeção direta e variação de comando, capaz de entregar até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Esse conjunto opera em conjunto com uma transmissão automática CVT de sete marchas simuladas e o sistema de 12 Volts, conhecido como BSG (Belt Starter Generator). No sistema híbrido leve, um pequeno motor elétrico de 4 cv substitui o alternador e o motor de partida, acoplado ao motor a combustão por correia e ligado a uma bateria de íons de lítio compacta, posicionada sob o banco do motorista.
Consumo e Eficiência
Informações preliminares indicam que o Fiat Fastback T200 Hybrid pode atingir até 9,6 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina em ambientes urbanos, e 10,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina em rodovias. Estes números, ainda aguardando homologação oficial, sugerem um ganho de até 18,5% em eficiência de combustível na cidade em relação à versão convencional.
Expansão do Motor Híbrido T200 na Linha Stellantis
A Stellantis planeja expandir o uso da tecnologia híbrida flex para outros modelos Fiat nos próximos anos. Entre os veículos que devem receber o sistema estão o projeto F1H, um futuro substituto do Mobi e Argo previsto para 2026, e a picape Strada, que poderá ser equipada com o T200 Hybrid até 2027. Outros modelos, como Mobi, Argo e Cronos, provavelmente não receberão o novo sistema devido à expectativa de descontinuação.
A motorização T200 Hybrid também será integrada a veículos de outras marcas da Stellantis no Brasil, incluindo os modelos Citroën Basalt, C3 e Aircross, Peugeot 208 e 2008 e o futuro Jeep Avenger.
Exceções e Diferenciais
Diferente dos demais modelos da Fiat, a picape Toro contará com um sistema híbrido mais avançado, o T270 Hybrid e-DCT, com 48 Volts. Este sistema inclui um motor elétrico de 30 cv, que é capaz de mover o veículo de forma independente por curtos períodos, alcançando até 30 km/h. Além da Toro, os modelos Jeep Compass e Commander flex híbridos também receberão essa tecnologia.
Com esta nova linha híbrida, a Fiat amplia suas opções de eletrificação no mercado brasileiro, alinhando-se à crescente demanda por modelos mais eficientes e sustentáveis.