A movimentação nos arredores de Maranello, na Itália, chamou atenção de entusiastas e especialistas do setor automotivo. Isso porque um exemplar do Xiaomi SU7 Ultra, pintado em um chamativo tom de amarelo, foi flagrado saindo da sede da Ferrari, sugerindo que a lendária marca italiana está avaliando o modelo chinês de 1.548 cv — em plena fase final de desenvolvimento do Elettrica, seu primeiro carro elétrico.
É comum que fabricantes façam análises técnicas e comparativas de veículos concorrentes, inclusive por meio da chamada engenharia reversa. Mas o SU7 Ultra, apesar de não disputar diretamente o mesmo segmento dos supercarros da Ferrari, chamou atenção por seus números impressionantes e por ser o elétrico de produção mais veloz no circuito de Nürburgring, com tempo inferior ao do Porsche Taycan.

Equipado com três motores elétricos que giram até 27.200 rpm e somam potência combinada de 1.548 cv, o SU7 Ultra acelera de 0 a 100 km/h em apenas 1,97 segundo, atingindo os 300 km/h em pouco mais de 15 segundos. A velocidade máxima chega aos 350 km/h, colocando-o entre os mais extremos da categoria.
O interesse da Ferrari pode ir além do desempenho puro. Como uma novata no mundo dos carros elétricos, a fabricante italiana pode estar observando aspectos como plataforma, eficiência térmica e gerenciamento de energia em situações extremas. O SU7 Ultra, nesse contexto, seria um ótimo “estudo de caso”.
O momento também coincide com a preparação para o lançamento do Ferrari Elettrica, previsto para 9 de outubro. Rumores indicam que o novo modelo poderá seguir uma linha de design mais próxima a um hatch esportivo ou mesmo uma shooting brake, com certa inspiração na Purosangue. Ainda assim, deverá manter o DNA de desempenho da marca.

Curiosamente, a relação entre as duas marcas parece ter outros pontos de contato. O SUV YU7 da Xiaomi tem linhas que lembram bastante a Purosangue, e o CEO da Xiaomi, Lei Jun, já foi visto dirigindo uma Ferrari original — talvez uma demonstração de admiração mútua, ainda que silenciosa.