segunda-feira, abril 28, 2025
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Dodge Charger elétrico fracassa nas vendas

Primeiro muscle car elétrico da Dodge enfrenta resistência do público e descontos agressivos nas concessionárias.

O lançamento do primeiro muscle car 100% elétrico era aguardado com grande expectativa. A Dodge saiu na frente ao descontinuar o Charger e o Challenger tradicionais e apostar todas as fichas no Charger Daytona EV, apresentado em 2024. No entanto, a aposta não deu certo: o novo modelo está encalhado nas lojas e virou um problema para a marca.

As concessionárias tentam driblar a baixa procura oferecendo promoções agressivas. Além dos descontos diretos nos modelos 2024, há incentivos também para a linha 2025, numa tentativa desesperada de movimentar o estoque.

A versão Daytona R/T, que chega custando a partir de US$ 62.685 (cerca de R$ 366.782), já aparece em anúncios com cortes de preço de até US$ 6.500 (aproximadamente R$ 38.032). Em alguns casos, é possível encontrar unidades por US$ 39.945 (R$ 233.726), um valor extremamente reduzido para o segmento.

(Divulgação/Dodge)

E as facilidades não param por aí: quem optar pelo financiamento em até 72 vezes também pode abater US$ 6.500 do preço final, algo raro para o mercado americano. Já para quem prefere o leasing, o bônus chega a US$ 7.500 (cerca de R$ 43.884).

Apesar do esforço, o Charger Daytona EV não emplacou e, surpreendentemente, vende menos que as últimas unidades do Charger e Challenger movidos a gasolina — mesmo com a produção dos modelos antigos encerrada no fim de 2023.

O desafio vai além da resistência dos fãs dos motores a combustão: o preço do muscle car elétrico assusta. Com a adição de opcionais na versão mais completa, o valor pode ultrapassar a casa dos US$ 100 mil (R$ 585.120), o que foge do perfil tradicional dos esportivos da marca.

(Divulgação/Dodge)

Enquanto isso, a Dodge tenta contornar a situação apostando no Charger Sixpack, equipado com motor 3.0 biturbo de seis cilindros, capaz de entregar 558 cv. Nos bastidores, rumores apontam que a Stellantis avalia formas de trazer de volta o famoso V8 Hemi para o novo Charger — uma tarefa complicada, já que a nova plataforma não foi projetada para acomodar esse tipo de propulsor.

Atualmente, o Charger elétrico é oferecido com duas configurações principais: uma com dois motores (um em cada eixo) que gera entre 503 cv e 700 cv, dependendo da versão; e outra, ainda mais extrema, chamada SRT Banshee, que utiliza três motores e alcança impressionantes 1.338 cv de potência. Em ambas as opções, a tração é integral.

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