A Chevrolet está prestes a reforçar sua presença no crescente mercado de SUVs compactos no Brasil. Após os lançamentos de modelos como o Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian, a marca do gravatinha prepara um utilitário baseado no Onix para disputar espaço nesse segmento competitivo. O novo SUV foi visto em testes nas ruas de Campinas (SP), próximo ao campo de provas da GM em Indaiatuba.
Apesar da camuflagem pesada, é possível notar que o carro já utiliza sua carroceria definitiva. Elementos como as portas, vidros e colunas A e B parecem idênticos aos do hatch, indicando grande reaproveitamento estrutural — uma receita semelhante à aplicada pela Fiat ao desenvolver o Pulse a partir do Argo.
Mesmo com essa familiaridade visual, há mudanças importantes. A frente do novo SUV tem capô mais alto e para-choque prolongado, o que transmite uma aparência mais robusta. Um rack de teto também marca presença, reforçando a proposta aventureira. Na traseira, destaque para o spoiler, a tampa redesenhada do porta-malas e as lanternas que se estendem para o centro do carro, evidenciando que não se trata apenas de um Onix com suspensão elevada.



Outro ponto de diferença é o perfil lateral. A coluna C foi redesenhada, permitindo uma caída de teto mais suave e, possivelmente, um compartimento de bagagens mais generoso.
Medidas e motorização devem seguir linha do Onix
Embora ainda não haja dados oficiais sobre as dimensões do novo modelo, tudo indica que o entre-eixos será o mesmo do Onix — 2,55 metros — colocando-o entre os rivais diretos: Tera (2,57 m), Pulse (2,53 m) e abaixo do Kardian (2,60 m).
Sob o capô, a expectativa é que o SUV utilize o conhecido motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que já equipa o Onix, Onix Plus e Tracker, com até 121 cv e 16,8 kgfm de torque quando abastecido com etanol. A transmissão deverá ser manual ou automática, ambas de seis velocidades.
Ainda não está claro se a versão aspirada de 82 cv estará no catálogo, mas sua inclusão permitiria à Chevrolet oferecer versões mais acessíveis e encarar de frente as versões de entrada dos concorrentes. A adoção do motor 1.2 turbo de 141 cv, por outro lado, é vista como improvável, já que essa motorização está reservada para modelos de categoria superior como a Tracker e a Montana.
O novo SUV deve chegar ao mercado em 2026 e promete acirrar ainda mais a briga pelo consumidor brasileiro em busca de um utilitário urbano com visual robusto, motor eficiente e preço competitivo.