Após ser exibido na celebração dos 100 anos da General Motors no Brasil sem uma confirmação oficial, o Chevrolet Spark EUV foi finalmente anunciado pela montadora. O modelo elétrico teve sua chegada confirmada por meio de um teaser publicado nas redes sociais da marca, deixando claro que o compacto urbano será uma das apostas da GM no mercado brasileiro.
O vídeo de apresentação não revela muitos detalhes, mas destaca a silhueta quadrada do veículo e seus faróis de LED. Na legenda, a Chevrolet escreveu: “Um carro, muitas possibilidades. Prepare-se para o que vem aí!”, enquanto um dos trechos do vídeo menciona “mais energia”, reforçando seu caráter elétrico.
O teaser também está sendo divulgado em outros países da América Latina, como Argentina, Chile e México, indicando que a GM tem planos de lançar o modelo em diversas regiões. Pouco depois, a marca publicou imagens oficiais do Spark EUV e confirmou sua chegada em 2025. “O Spark EUV chega ao Brasil reunindo o que os consumidores mais valorizam em um carro desta categoria – com o diferencial da marca Chevrolet, que completa um século no país, sempre priorizando inovação e satisfação dos clientes”, afirmou Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Desenvolvimento e motorização
O Spark EUV é fruto da parceria da GM com a montadora chinesa SAIC e foi originalmente desenvolvido como Baojun Yep Plus. O modelo chega ao Brasil com logotipos Chevrolet e um novo nome, resgatando a nomenclatura “Spark”, que já foi usada em um hatch compacto menor que o Celta nos Estados Unidos, incluindo uma versão elétrica.
Suas dimensões são reduzidas: 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,73 m de altura, com entre-eixos de 2,56 m. Isso o torna o menor carro da Chevrolet no Brasil, ficando abaixo do Onix, que mede 4,19 m de comprimento. O espaço interno reflete essa proposta mais compacta, oferecendo acomodação para quatro ocupantes, sem cinto central traseiro ou apoio de cabeça para um quinto passageiro.
A motorização reforça sua vocação urbana. O Spark EUV é equipado com um motor elétrico de 101 cv, alimentado por uma bateria LFP de 41,9 kWh. De acordo com o ciclo chinês CLTC, sua autonomia pode chegar a 401 km, número que pode variar dependendo das condições reais de uso.

Equipamentos e lançamento
O modelo exibido no evento da GM contava com um pacote tecnológico interessante, incluindo câmera 360°, assistente de estacionamento, alerta de permanência em faixa, ar-condicionado digital, faróis de LED com acendimento automático, painel digital de 8,8”, central multimídia de 10,1”, piloto automático adaptativo e banco do motorista com ajuste elétrico.
Ainda sem uma data oficial para estreia, o Chevrolet Spark EUV já circula em testes pelas ruas brasileiras, o que sugere que seu lançamento pode acontecer em breve. Além dele, a GM também planeja trazer outro modelo chinês ao Brasil: o Wuling Starlight S, que será oferecido em versões elétrica e híbrida plug-in.