De olho em uma fatia do disputado mercado de picapes médias, a Chery avança em seus planos de lançar um modelo eletrificado que possa enfrentar gigantes como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. A marca chinesa, que já anunciou a chegada de uma picape inédita ao Brasil em 2025, registrou recentemente um novo conceito híbrido plug-in na Argentina — reforçando sua ofensiva no segmento.
Segundo informações divulgadas pelo site australiano Car Expert, o modelo em questão não é o KP11 (batizado de Himla), que havia sido revelado na China no ano passado, mas sim uma nova caminhonete de porte ainda maior, voltada para mercados como a Oceania e América Latina. Essa nova proposta deve rivalizar diretamente com a BYD Shark e com as líderes do setor.
Jetour F700: A nova aposta da Chery
O conceito recém-registrado na Argentina leva o nome de Jetour F700 — uma criação da submarca da Chery voltada para veículos maiores e mais sofisticados. Apresentado também no Salão de Xangai, o F700 ainda é um protótipo e traz elementos típicos de conceito, como portas traseiras no estilo suicida e rodas exageradas. A equipe da Autoesporte conferiu o modelo de perto durante visita à Argentina.
Visualmente, o F700 remete bastante às linhas da Ford Ranger e da BYD Shark. Entre os destaques estão os faróis em forma de “C”, um capô com vincos pronunciados, uma barra de luz na dianteira e para-choque robusto em preto brilhante, que combina com a grade frontal. Na traseira, o estilo segue a linha das concorrentes, com lanternas verticais e tampa da caçamba com acabamento escurecido e nome da marca iluminado ao centro.
Rivalidade até no tamanho
O F700 promete ser maior do que o KP11/Himla, que deve ter cerca de 5,30 metros de comprimento — próximo das dimensões da Hilux (5,32 m), Ranger (5,35 m) e S10 (5,36 m). A picape será baseada no SUV Jetour Zongheng G700, de 5,10 m, e deve oferecer um porte robusto e cabine espaçosa.

Sob o capô, as expectativas giram em torno de duas opções de motorização: um conjunto híbrido plug-in, com motor 2.0 turbo a gasolina de 213 cv aliado a dois motores elétricos que entregam uma potência combinada de até 761 cv e 81,1 kgfm de torque; ou um sistema EREV (elétrico com extensor de autonomia), como já utilizado no Jetour G900.
Ambas as tecnologias contam com arquitetura elétrica de 800V, permitindo recarga ultrarrápida — indo de 20% a 80% da bateria em apenas seis minutos.
Tecnologia e recursos sofisticados
Caso siga o padrão do G700, o F700 poderá incluir suspensão pneumática ajustável, capaz de elevar a altura do solo em até 35 cm, e até sistema de giro em ponto fixo, facilitando manobras em espaços apertados — itens que, se confirmados, colocariam a picape em um novo patamar tecnológico dentro do segmento.
A versão Himla, por sua vez, deve adotar motorizações mais variadas, incluindo opções híbridas plug-in, elétricas com extensor de autonomia e até mesmo um motor 2.4 turbo a gasolina. A fabricante, por ora, descarta o tradicional propulsor turbodiesel que domina o segmento.
E o Brasil?
Apesar do crescente interesse da Chery no segmento de picapes, ainda não há confirmação oficial sobre a chegada da F700 ou da Himla ao mercado brasileiro. Entretanto, considerando os registros na Argentina e o histórico da marca de introduzir novos modelos na região, é possível que pelo menos uma das picapes esteja nos planos futuros.
Colaboração com a Jaecoo reforça os planos
Além disso, há indícios de que a Chery esteja desenvolvendo uma nova picape em conjunto com a Jaecoo, outra marca do grupo. Projeções reveladas recentemente mostram um design mais arrojado, com linhas suaves, grade frontal diamantada e faróis inspirados em pedras preciosas. O interior deve seguir a linha do SUV Omoda 5, focando em acabamento premium e tecnologia embarcada.
A motorização também deve seguir a proposta eletrificada, com opções híbrida plug-in e elétrica pura.