A carreira do piloto no automobilismo encontra, ao longo dos anos, muitas alegrias e vitórias no pódio, desde o início no kart. Mas a vida nas pistas é também repleta de obstáculos e desafios, que vão desde o suporte financeiro, passando pelo gerenciamento da carreira e até mesmo o relacionamento com o público pelas redes sociais. Pensando nisso, a IMSA – International Motor Sports Association – nos Estados Unidos, criou o programa de inclusão chamado IMSA Diverse Driver Development Scholarship, ou, numa tradução literal, Bolsa de Desenvolvimento de Pilotos Diversos da IMSA.
O piloto baiano, Celso Neto (AMED / Praga Kart / Dipromed / Skip Barber Racing School), se inscreveu e foi escolhido como finalista do programa nesta temporada de 2024. Ele concorre com outros oito pilotos para receber a bolsa para as temporadas de 2025 e 2026. Segundo o regulamento da IMSA, o programa busca incentivar e apoiar pilotos latino-americanos, negros, mulheres, asiáticos, entre outros.
Celso vai participar de uma série de módulos de aprendizado com líderes da indústria para aprimorar suas habilidades. Os módulos incluem práticas em mídias sociais, habilidades de entrevista, trabalho com um agente de pilotos, abordagem a equipes e parceiros e um workshop de plano de negócios. O vencedor da bolsa vai receber uma assistência financeira de $250.000 (duzentos e cinquenta mil dólares), aproximadamente 1 milhão e 300 mil reais.
“Vencer essa bolsa vai me ajudar a participar das categorias TCR, ou GT dentro da IMSA nas próximas temporadas, o que será de grande contribuição e exposição para minha carreira, por serem as principais categorias de turismo da IMSA”, explicou Celso Neto.
Atualmente, Celso Neto está competindo na TC America, na categoria TCX. Com seis etapas disputadas até aqui, o baiano subiu ao pódio na última delas, conquistando a terceira colocação na prova disputada em COTA – Circuito das Américas.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria