A era elétrica chegou às estradas — e com força total. O Mercedes-Benz eActros 400, primeiro caminhão 100% elétrico da marca alemã no Brasil, acaba de provar que está pronto para encarar as realidades do transporte pesado nacional. A bordo de um modelo com mais de 6 toneladas de carga, a equipe da Autoesporte percorreu os 441 quilômetros entre São Bernardo do Campo (SP) e São João de Meriti (RJ) sem nenhuma parada para recarga — e com energia de sobra ao final da viagem.
O teste, que durou cerca de nove horas, foi parte do processo de homologação do modelo no país. O objetivo era simples, mas ousado: mostrar que mesmo um caminhão elétrico, ainda em fase de testes, é capaz de ligar dois dos maiores polos econômicos do Brasil com eficiência, segurança e autonomia.
Mais que design moderno: potência, silêncio e inovação
Equipado com dois motores elétricos síncronos de ímãs permanentes, o eActros 400 entrega 536 cv de potência e conta com quatro baterias de 112 kWh, somando 448 kWh. Para efeito de comparação, um BYD Dolphin Mini — o carro elétrico mais vendido do Brasil — tem apenas 38 kWh.
Além da mecânica robusta, o eActros impressiona pelo interior: câmeras substituem retrovisores, as telas são digitais e posicionadas ergonomicamente para o motorista, e há recursos como carregamento por indução para celular e alertas sonoros de proximidade. O silêncio dos motores e a estabilidade na condução fazem com que a cabine pareça mais um carro de passeio do que um caminhão de quase 30 toneladas.
Autonomia: promessas superadas
Apesar da autonomia declarada ser de cerca de 400 km, o eActros 400 percorreu 441 km com uma carga útil de 6,2 toneladas e ainda chegou ao destino com 30% de bateria restante, o que projeta mais de 600 km de alcance total — um recorde nos testes realizados até agora pela Mercedes-Benz.
Segundo a marca, o relevo mais acidentado do Brasil acaba sendo um ponto positivo, pois permite maior regeneração de energia nas frenagens e descidas. Essa recuperação é feita através de um sistema de frenagem regenerativa com cinco níveis, acionado por alavancas atrás do volante.
Carregamento e preço
Com capacidade de recarga rápida de 160 kW, o eActros 400 recupera de 20% a 80% da carga em apenas 1h15. Mas o custo da tecnologia ainda é salgado: entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões por unidade, até quatro vezes mais caro que um caminhão a diesel equivalente.
Apesar disso, o modelo é visto como um investimento estratégico para frotistas e empresas de logística que operam em trajetos fixos e interurbanos. A Mercedes, inclusive, já testa o modelo com alguns clientes corporativos no Brasil antes de iniciar a comercialização.
Futuro das estradas
A jornada entre SP e RJ mostrou que a transição energética nos transportes pesados não é mais ficção científica. Com potência comparável a modelos a diesel, tecnologia embarcada de ponta e um desempenho que surpreende, o eActros 400 não só completou o trajeto — ele estabeleceu um novo marco para a eletrificação do transporte rodoviário no Brasil.
Enquanto o futuro parece distante para muitos, ele já está rodando silenciosamente pelas estradas. E como mostrou a Autoesporte, não é uma cilada, Bino — é só o começo.