Uma técnica de proteção da pintura que tem se tornado popular entre proprietários de carros de luxo, esportivos e clássicos é conhecida como “envelopamento de rico”. Essa técnica utiliza o PPF (sigla em inglês para Paint Protection Film), uma película de proteção de pintura de alta tecnologia que funciona como uma segunda pele, preservando a pintura original da carroceria e dos faróis.
O processo de envelopamento tornou-se muito atrativo, principalmente para veículos de alto valor. Utilizando uma película transparente de poliuretano termoplástico com tecnologia de nanotecnologia, é criada uma camada protetora na carroceria contra pequenos impactos, como pedras na estrada, e arranhões na garagem.
Esse revestimento é o sonho de qualquer motorista preocupado com a manutenção do seu veículo, pois não só promete manter o brilho da pintura, mas também preserva manchas de fezes de pássaros ou seiva de árvores. Além disso, o PPF possui propriedades regenerativas para arranhões, dependendo da profundidade do dano e do tipo de película usada.
Segundo o especialista Tonho, da Tonho Detailer, esse material atrai um público premium porque é altamente resistente, possui tecnologia de nanocerâmica e é vantajoso para proprietários de veículos caros, pois quando chegar a hora de vendê-los, estarão em perfeito estado.
De acordo com um instalador de PPF com mais de seis anos de experiência e que prefere ser conhecido como um personagem (inclusive no Instagram @tonhodetailer), repintar um carro premium, mesmo em uma oficina especializada, pode tirar sua originalidade e desvalorizar o veículo.
O profissional agora trabalha exclusivamente com a aplicação de PPF para uma empresa não revelada, e conta que, inicialmente, instalava a película apenas em carros de alto luxo ou superesportivos, como Ferrari e Lamborghini, mas o segmento cresceu com a entrada de novas marcas de PPF no mercado. “Mesmo sendo um material de alto custo, a procura é grande”, diz ele.
Aplicar PPF em um automóvel inteiro pode custar em média R$20.000, mas já existem produtos de outras marcas, muitas chinesas, e lojas que oferecem a aplicação por R$15.000. O preço não varia de acordo com a categoria do carro, pois o material é caro e cobrado por metro. Normalmente, é necessário cerca de 15 metros de película para revestir completamente um veículo.
Mesmo assim, proprietários de carros comuns estão cada vez mais buscando essa camada protetora para seus veículos. Não é incomum ver carros como Honda HR-V, Toyota Corolla e Jeep Compass em lojas de PPF. Até mesmo carros compactos e de entrada estão adotando essa película automotiva.
Como funciona a proteção do PPF?
A aplicação do PPF segue o mesmo processo do envelopamento veicular, mas com a diferença de que o material é transparente e tem função mais protetiva do que estética, além de ter mais tecnologia embarcada. A aplicação leva cerca de três a quatro dias e exige profissionais treinados.
Antes da aplicação, o carro passa por um processo completo e detalhado de limpeza, descontaminação da carroceria e polimento. Em seguida, a película é aplicada com uma espátula especial.
Atualmente, existem dois tipos de PPF disponíveis no mercado. O primeiro é o “self-healing”, que cria “microrriscos” que se regeneram sob forte calor, como água quente, sopradores ou sol forte acima de 60 graus Celsius. O segundo tipo é o “instant healing”, que tem um poder de regeneração automático. “A partir do momento em que você passa a espátula e surge aquele risco normal do material, a película regenera na hora”, explica o especialista Tonho Detailer.
Após a aplicação, começa o processo de refilamento, onde o excesso do PPF é cortado com um estilete em um trabalho detalhado que exige cuidado e experiência. “Tem que ter uma mão leve. Se colocar força a mais, corre-se o risco de arranhar a carroceria”, alerta Tonho.
Pode lavar no posto?
Após a aplicação do PPF, o carro pode seguir sua rotina normal, podendo ser lavado com xampu automotivo neutro. Existem até produtos específicos para proteger a película, mas os profissionais afirmam que a nanocerâmica garante a proteção. Essa é mais uma vantagem que proporciona tranquilidade aos proprietários de carros com PPF. Tonho Detailer afirma que, quando ele fazia proteção de pintura com cerâmica, os clientes ficavam preocupados em lavar o carro por medo de danificar o material, mas com o PPF a maioria dos clientes lava o carro em postos de gasolina.
Embora os materiais usados tenham garantia de fábrica, que varia de acordo com a marca, é importante verificar a reputação da loja, a infraestrutura do estúdio e a qualificação dos profissionais antes de contratar o serviço. Além disso, é preciso ficar atento a serviços que cobram preços muito abaixo do mercado, pois podem utilizar materiais de baixa qualidade que amarelam com o tempo. E, embora o PPF ofereça proteção, os motoristas devem ter cuidado e zelo com o carro para manter um bom produto. Murilo Santos afirma que a garantia depende do fabricante do PPF e pode variar de cinco a dez anos.