quinta-feira, novembro 7, 2024
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Aplicação de PPF mantém o carro novo, mas pode custar outro carro

A Película é altamente desejada por aqueles que cuidam bem do seu carro, independentemente de ser um modelo exclusivo ou comum

Uma técnica de proteção da pintura que tem se tornado popular entre proprietários de carros de luxo, esportivos e clássicos é conhecida como “envelopamento de rico”. Essa técnica utiliza o PPF (sigla em inglês para Paint Protection Film), uma película de proteção de pintura de alta tecnologia que funciona como uma segunda pele, preservando a pintura original da carroceria e dos faróis.

O processo de envelopamento tornou-se muito atrativo, principalmente para veículos de alto valor. Utilizando uma película transparente de poliuretano termoplástico com tecnologia de nanotecnologia, é criada uma camada protetora na carroceria contra pequenos impactos, como pedras na estrada, e arranhões na garagem.

Esse revestimento é o sonho de qualquer motorista preocupado com a manutenção do seu veículo, pois não só promete manter o brilho da pintura, mas também preserva manchas de fezes de pássaros ou seiva de árvores. Além disso, o PPF possui propriedades regenerativas para arranhões, dependendo da profundidade do dano e do tipo de película usada.

Segundo o especialista Tonho, da Tonho Detailer, esse material atrai um público premium porque é altamente resistente, possui tecnologia de nanocerâmica e é vantajoso para proprietários de veículos caros, pois quando chegar a hora de vendê-los, estarão em perfeito estado.

De acordo com um instalador de PPF com mais de seis anos de experiência e que prefere ser conhecido como um personagem (inclusive no Instagram @tonhodetailer), repintar um carro premium, mesmo em uma oficina especializada, pode tirar sua originalidade e desvalorizar o veículo.

O profissional agora trabalha exclusivamente com a aplicação de PPF para uma empresa não revelada, e conta que, inicialmente, instalava a película apenas em carros de alto luxo ou superesportivos, como Ferrari e Lamborghini, mas o segmento cresceu com a entrada de novas marcas de PPF no mercado. “Mesmo sendo um material de alto custo, a procura é grande”, diz ele.

Aplicar PPF em um automóvel inteiro pode custar em média R$20.000, mas já existem produtos de outras marcas, muitas chinesas, e lojas que oferecem a aplicação por R$15.000. O preço não varia de acordo com a categoria do carro, pois o material é caro e cobrado por metro. Normalmente, é necessário cerca de 15 metros de película para revestir completamente um veículo.

Mesmo assim, proprietários de carros comuns estão cada vez mais buscando essa camada protetora para seus veículos. Não é incomum ver carros como Honda HR-V, Toyota Corolla e Jeep Compass em lojas de PPF. Até mesmo carros compactos e de entrada estão adotando essa película automotiva.

PPF
Geralmente, gasta-se 15 m de material para cobrir um carro (Divulgação)

Como funciona a proteção do PPF?

A aplicação do PPF segue o mesmo processo do envelopamento veicular, mas com a diferença de que o material é transparente e tem função mais protetiva do que estética, além de ter mais tecnologia embarcada. A aplicação leva cerca de três a quatro dias e exige profissionais treinados.

Antes da aplicação, o carro passa por um processo completo e detalhado de limpeza, descontaminação da carroceria e polimento. Em seguida, a película é aplicada com uma espátula especial.

Atualmente, existem dois tipos de PPF disponíveis no mercado. O primeiro é o “self-healing”, que cria “microrriscos” que se regeneram sob forte calor, como água quente, sopradores ou sol forte acima de 60 graus Celsius. O segundo tipo é o “instant healing”, que tem um poder de regeneração automático. “A partir do momento em que você passa a espátula e surge aquele risco normal do material, a película regenera na hora”, explica o especialista Tonho Detailer.

Após a aplicação, começa o processo de refilamento, onde o excesso do PPF é cortado com um estilete em um trabalho detalhado que exige cuidado e experiência. “Tem que ter uma mão leve. Se colocar força a mais, corre-se o risco de arranhar a carroceria”, alerta Tonho.

Pode lavar no posto?

Após a aplicação do PPF, o carro pode seguir sua rotina normal, podendo ser lavado com xampu automotivo neutro. Existem até produtos específicos para proteger a película, mas os profissionais afirmam que a nanocerâmica garante a proteção. Essa é mais uma vantagem que proporciona tranquilidade aos proprietários de carros com PPF. Tonho Detailer afirma que, quando ele fazia proteção de pintura com cerâmica, os clientes ficavam preocupados em lavar o carro por medo de danificar o material, mas com o PPF a maioria dos clientes lava o carro em postos de gasolina.

Embora os materiais usados tenham garantia de fábrica, que varia de acordo com a marca, é importante verificar a reputação da loja, a infraestrutura do estúdio e a qualificação dos profissionais antes de contratar o serviço. Além disso, é preciso ficar atento a serviços que cobram preços muito abaixo do mercado, pois podem utilizar materiais de baixa qualidade que amarelam com o tempo. E, embora o PPF ofereça proteção, os motoristas devem ter cuidado e zelo com o carro para manter um bom produto. Murilo Santos afirma que a garantia depende do fabricante do PPF e pode variar de cinco a dez anos.

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