quinta-feira, novembro 27, 2025
- Publicidade -
InícioTCRDonos da casa acirram luta pelo título do TCR Brasil Banco BRB...

Donos da casa acirram luta pelo título do TCR Brasil Banco BRB na estreia de Cuiabá

Campeonato brasileiro do conceito que é sucesso em todo o mundo tem quatro pilotos do país no top-5 e apenas dez pontos separando os três primeiros colocados

Em uma temporada de ‘tiro curto’ como é a de 2025 para o TCR Brasil Banco BRB em 2025, qualquer detalhe faz toda a diferença. E correr em um terreno desconhecido para todos, em etapa realizada à noite, tende a equilibrar ainda mais um campeonato de contornos imprevisíveis. Depois das etapas realizadas em Curvelo (MG) e Velocitta (SP), o certame nacional avança para a terceira e penúltima etapa do calendário nesta semana, na mais nova pista do automobilismo brasileiro, em Cuiabá, no Mato Grosso, entre 13 e 15 de novembro (quinta-feira a sábado), trazendo um cronograma bastante distinto em meio ao protagonismo dos pilotos da casa na luta pelo título.

Localizada no Parque Mato Grosso e tendo no seu horizonte o belo cenário da Chapada dos Guimarães, a pista de Cuiabá está inserida em um complexo construído para ser o maior centro multieventos da América Latina. O traçado principal conta com 4.500 metros de extensão, tem 13 curvas — nove para a direita e quatro para a esquerda — dois trechos de reta, reunindo um mix dos mais interessantes com trechos de alta, média e baixa velocidades.

Um dos grandes diferenciais do complexo está no moderno sistema de iluminação artificial, dotado de 128 torres e um total de 768 refletores, garantindo ampla tecnologia, visibilidade e segurança para a realização de corridas noturnas. Além do TCR, a BRB Stock Car Pro Series e a Turismo Nacional vão estrear o sistema na chamada ‘Cidade Verde’, conhecida também como ‘Portal do Pantanal’, diante de grande público, com expectativa de 25 mil pessoas para assistir ao evento.

Tudo aberto — Dos cinco primeiros colocados na tabela do campeonato, quatro são brasileiros. Os argentinos começaram muito bem a temporada do TCR Brasil Banco BRB e emplacaram pole position e vitória na Corrida 1 com Tiago Pernía (Honda YPF Racing), enquanto na segunda prova o triunfo ficou com Juan Ángel ‘Colo’ Rosso (Lynk & Co. da Paladini Racing).

Mas os brasileiros viraram o jogo no Velocitta. Em Mogi Guaçu, no interior paulista, coube ao estreante Léo Reis reafirmar a adaptação ao conceito TCR e cravar a pole position com o Cupra León VZ da equipe carioca W2 ProGP. As corridas tiveram dois vencedores inéditos na categoria. Atual campeão, Pedro Cardoso (PMO Racing) levou a melhor na primeira prova com o Peugeot 308 GTI TCR #1, e Nelson Piquet Jr. (Squadra Martino) fechou a etapa na frente com o Honda Civic Type R FL5 #33 para triunfar pela primeira vez no conceito TCR.

Mas quem lidera o campeonato é outro brasileiro — e brasiliense. Dono de campanha pautada pela regularidade, Raphael Reis (W2 ProGP) comanda a tabela geral e soma 123 pontos, somente seis a mais em relação a Piquet Jr. E Léo Reis, que estreou subindo ao pódio em Curvelo e marcou a pole position no Velocitta para quebrar a hegemonia da Honda no quesito, fecha o top-3 com 113 pontos, apenas dez atrás da liderança — em que pese o sobrenome, Raphael e Léo Reis não têm grau de parentesco.

Pedro Cardoso ganhou terreno no Velocitta, se recuperou de uma campanha complicada em Curvelo e aparece em quarto no campeonato, com 98 pontos. Maior pontuador em Mogi Guaçu, o atual campeão está a 25 tentos da ponta da tabela e tem três a mais em relação ao quinto colocado, Fabián Yannantuoni (Paladini Racing), piloto com mais pódios até agora na atual temporada: três.

Mais atrás, com 85 tentos, está ‘Colo’ Rosso, na sexta posição, logo à frente do melhor colocado na Copa Trophy e sétimo no geral, Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport), que no Velocitta estreou pela nova equipe e teve grande upgrade ao contar com a geração mais moderna do Cupra León, o modelo VZ, com engenheiros vindos diretamente da Espanha para ajudar na preparação do carro. 

Gianfratti soma 69 pontos, um a mais em relação a Tiago Pernía, que enfrentou um revés brutal na sua campanha pelo título, teve de lidar com problemas logísticos e não conseguiu embarcar para a segunda etapa do TCR Brasil Banco BRB em 2025. O também argentino Adrián Chiriano (Honda YPF Racing) é o nono no campeonato, com 52, e Fernando Croce (Porthack Racing), de Ribeirão Preto, vem em décimo, com 46, seguido pela única mulher do grid, a catarinense Maria Nienkötter (Cobra Racing), com 41.

Brasil na frente — O campeonato por equipes também tem um time dono da casa na liderança depois de duas etapas. Sediada no Rio de Janeiro e comandada por Duda Pamplona e Serafin Jr., a W2 ProGP comanda a tabela com 236 pontos, contra 209 e 180 das argentinas Honda YPF Racing e Paladini Racing, respectivamente.

Com sistema de pontos distinto da classificação geral, a Copa Trophy tem em Enzo Gianfratti o líder após duas etapas do TCR Brasil Banco BRB. O paulista tem 48 pontos, contra 36 de Adrián Chiriano e 30 de Maria Nienkötter. Fernando Croce é o quarto, com 26 pontos.

Tal qual acontece em seu coirmão sul-americano, no TCR Brasil o regulamento da Copa Trophy contempla também pontuação dobrada para a última etapa do campeonato, marcada para Interlagos no fim de semana de 13 a 14 de dezembro. De modo que somente na capital paulista será conhecido o futuro campeão, bem como o dono do título na classificação geral do certame nacional do conceito de corridas em carros de turismo que se consolidou como case de sucesso no automobilismo mundial.

Fim de semana especial — O cronograma para o TCR começa na quinta-feira, 13 de novembro, com shakedown e treinos livres, sendo que a última sessão do dia está programada para ter início às 23h20 (horário local, com uma hora a menos em relação a Brasília e Buenos Aires). 

A classificação será realizada às 16h05 locais (17h05 de Brasília) de sexta-feira, quando vão ser definidos o pole e o grid de largada das corridas 1 e 2. Horas depois vai acontecer a primeira visitação aos boxes do fim de semana, quando os fãs de Cuiabá e região vão interagir com os pilotos preferidos e ver de perto as máquinas que vão acelerar no Parque Novo Mato Grosso. A primeira prova do TCR em Cuiabá, com 25 minutos mais uma volta, está marcada para as 22h25 locais de sexta-feira. 

A agenda da categoria será concluída no início da noite de sábado, às 18h40, com a inversão dos dez primeiros colocados da classificação, com chance de o grande campeão da temporada 2025 ser definido nesta ocasião.

Segundo o serviço especializado do site ‘Climatempo’, a meteorologia indica mais de 70% de possibilidade de chuva, sobretudo no período noturno, quando a temperatura tende a ser mais branda em relação ao habitual calor da capital do Mato Grosso. Durante a tarde, a expectativa é de temperatura ambiente em até 33ºC, enquanto à noite a previsão é de queda considerável e variação entre 23 e 25ºC.

O TCR South America Banco BRB e o TCR Brasil Banco BRB têm transmissão ao vivo por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e por streaming por meio do canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio, também no YouTube.

Programação em Cuiabá (horário local, uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília)*
Quinta-feira, 13 de novembro
16h30 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
17h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
17h25 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre Copa Trophy
17h55 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
18h40 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
19h20 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
20h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
21h20 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
22h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
23h20 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
00h10 – Turismo Nacional – Classificação Categoria A
00h40 – Turismo Nacional – Classificação Categoria B

Sexta-feira, 14 de novembro
16h05 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
17h10 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
17h40 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
18h25 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
19h20 – Visitação aos boxes
21h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
22h25 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
23h30 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
00h00 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)

Sábado, 15 de novembro
17h05 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
17h55 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
18h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
19h40 – Visitação aos boxes
21h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
23h10 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
*sujeita a alterações

Classificação do TCR Brasil Banco BRB após duas etapas
1º Raphael Reis, 123 pontos
2º Nelson Piquet Jr., 117
3º Léo Reis, 113
4º Pedro Cardoso, 98
5º Fabián Yannantuoni, 95
6º Juan Ángel Rosso, 85
7º Enzo Gianfratti, 69
8º Tiago Pernía, 68
9º Adrián Chiriano, 52
10º Fernando Croce, 46
11º Maria Nienkötter, 41
12º Celso Neto, 18

Classificação da Copa Trophy – TCR Brasil Banco BRB1º Enzo Gianfratti, 48
2º Adrián Chiriano, 36
3º Maria Nienkötter, 30
4º Fernando Croce, 26

Classificação do campeonato por equipes – TCR Brasil Banco BRB
1º W2 ProGP, 236 pontos
2º Honda YPF Racing, 209
3º Paladini Racing, 180
4º PMO Racing, 120
5º G Racing Motorsport, 69
6º Cobra Racing Team, 41
7º Porthack Racing, 24

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais Popular