O Autódromo Internacional de Brasília — também conhecido como Autódromo Nelson Piquet —, fechado desde 2014, será reinaugurado no dia 30 de novembro com uma etapa da Stock Car Brasil, e a entrada ao público será gratuita. A retomada do circuito marca um momento simbólico para o esporte a motor no Distrito Federal e representa o esforço do governo local e do BRB para devolver ao espaço sua relevância nacional.
Projeto de reativação e parcerias
O projeto de revitalização do autódromo está sob responsabilidade do Banco de Brasília (BRB), que assumiu a gestão do local em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF).
A data da reinauguração foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha em agosto, durante visita do piloto de Fórmula 1 Gabriel Bortoleto ao local.
No evento, Bortoleto elogiou a alta qualidade da pista, destacando o nível “europeu” do asfalto, drenagem, áreas de escape e segurança.
Ainda segundo o GDF, os ingressos serão distribuídos gratuitamente, em formato que ainda será definido em parceria entre governo e banco.
Estrutura e características do circuito
A reforma já apresenta avanços expressivos, com aproximadamente 85% das obras concluídas no conjunto das intervenções.
Entre os pontos já finalizados estão pavimentação da pista principal, terraplenagem, serviços técnicos e drenagem, essa com cerca de 95% concluída.
Atualmente, os esforços concentram-se nas etapas de sinalização, paisagismo e substituição de alambrados.
O traçado principal do autódromo terá 5.384 metros de extensão no sentido horário, com 16 curvas (nove à direita e sete à esquerda) e três retas principais — a maior delas com 803 metros.
A pista terá uma largura de 15 metros na reta de largada e 14 metros nos demais trechos, favorecendo disputas e ultrapassagens.
A curva 1 terá 207 metros de extensão e inclinação de 5°, um traço típico de circuitos de alta velocidade.
Em relação às instalações de apoio, o complexo contará com 40 boxes, torre de controle, camarotes, salas de imprensa, áreas VIP e uma infraestrutura total de 15.592 m² voltada ao público, equipes e mídia. A estimativa é de que o autódromo possa comportar até 100 mil pessoas em eventos de grande porte.
Além disso, o projeto prevê seis variações de traçado, possibilitando a realização de corridas de carros, motos, arrancada (drag) e drift.
O projeto da pista foi assinado pelo engenheiro Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão de Homologação de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que garante que o padrão atende às normas internacionais.
Historicamente, o autódromo foi inaugurado em 1974 e já recebeu uma corrida extra-campeonato da Fórmula 1, vencida por Emerson Fittipaldi. Desde então, recebeu várias categorias nacionais até seu fechamento em 2014, após cancelamentos de grandes eventos como MotoGP e Indy pela falta de condições estruturais do circuito.
A Stock Car e o calendário 2025
A etapa de Brasília integrará oficialmente o calendário da Stock Car Brasil 2025.
Segundo o calendário da temporada, a corrida na capital federal será a penúltima etapa, ocorrendo entre os dias 29 e 30 de novembro.
Além da Stock Car Pro Series, também devem participar do evento categorias de suporte, como a Stock Light, cujo calendário para 2025 prevê data em Brasília na mesma data da reinauguração.
Alguns dos principais nomes confirmados para a etapa são Felipe Fraga, Allam Khodair, Gaetano Di Mauro, Gianluca Petecof, Guilherme Salas, Enzo Elias e Nelson Piquet Jr.
Com as reformas concluídas, a expectativa é que Brasília retome força no automobilismo nacional e até internacional, recebendo provas de categorias variadas e inclusive motovelocidade.
Impactos e perspectivas
A reabertura do autódromo representa mais do que um retorno físico do espaço: é um símbolo de valorização do esporte local e de atração turística para Brasília.
Para o governo local, trata-se de um investimento estratégico que pode consolidar a cidade como palco de grandes eventos automobilísticos, beneficiando economia, hotéis e comércio na região.
Além disso, a gratuidade do evento inaugural fortalece a proposta de acesso amplo e democratizado ao público apaixonado por velocidade.
Para os pilotos, equipes e promotores, será uma oportunidade de explorar um traçado moderno, com boa infraestrutura e múltiplas variações de layout, agregando versatilidade para diferentes tipos de prova.
Por fim, o momento será uma retomada simbólica após mais de 11 anos de inatividade, e poderá marcar o renascimento de Brasília como referência no calendário do automobilismo brasileiro.