A Stellantis já anunciou um investimento de R$ 13 bilhões na fábrica de Goiana (PE), que a partir de 2026 passará a produzir seis novos modelos. Cinco deles correspondem às próximas gerações de veículos já montados localmente — Jeep Renegade, Compass, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. O sexto, ainda não revelado oficialmente, é alvo de especulação: análises do setor indicam que se trata do novo Peugeot 3008.
Recentes imagens captadas pelo fotógrafo Eduardo Aquino, do Acelerai.com, mostram o SUV médio rodando camuflado no Brasil, confirmando os planos da Stellantis de lançá-lo nacionalmente. O modelo europeu é o primeiro do grupo a usar a moderna plataforma STLA Medium, que também serve à nova geração do Compass e sustentará os próximos lançamentos da marca.

Durante um evento realizado em maio, a própria Stellantis deixou pistas sobre o modelo inédito, mencionando que a fábrica pernambucana receberia a produção de um veículo de “uma nova marca”. A declaração reforça as suspeitas de que o Peugeot 3008 será o sexto modelo produzido em Goiana.
Plataforma STLA Medium garante futuro tecnológico
O aporte de R$ 13 bilhões é considerado essencial para a viabilização da nacionalização da plataforma STLA Medium, que dará suporte às futuras gerações do Commander, Toro e Rampage, além do 3008. O novo Compass europeu já utiliza essa arquitetura, demonstrando a importância estratégica da tecnologia para a Stellantis.
Design e dimensões

O Peugeot 3008 chega com linhas modernas e carroceria cupê, refletindo a nova identidade visual da marca. O SUV mede 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,64 m de altura e 2,73 m de distância entre-eixos. O porta-malas comporta 470 litros na versão com tração integral e 520 litros na configuração com tração dianteira.
Motorização híbrida e elétrica
Graças à plataforma STLA Medium, o 3008 europeu oferece versões híbridas e elétricas. A variante elétrica mais avançada conta com bateria de 73 kWh, motores de 320 cv e autonomia de até 525 km no ciclo europeu. Para o Brasil, a Stellantis deve apostar em versões híbridas flex da família Bio-Hybrid, com motor 1.3 turbo flex em configuração híbrida leve de 48 volts (T270 Hybrid e-DCT) ou em versão híbrida plug-in, com recarga externa.
Interior e tecnologia

A cabine do novo 3008 combina painel de estilo futurista e acabamento refinado, com foco em conforto e tecnologia. Detalhes sobre equipamentos finais para o mercado brasileiro ainda não foram divulgados, mas é esperado que o modelo mantenha características avançadas de conectividade e assistência ao condutor.
Quando chega
Especialistas do setor projetam que o 3008 produzido em Goiana só será lançado no fim da década, possivelmente em 2028, já incorporando a reestilização de meia vida da atual geração europeia. Antes disso, o SUV médio pode chegar ao país importado na versão elétrica e-3008, oferecendo aos consumidores brasileiros a experiência tecnológica antecipada.