O segmento de SUVs compactos no Brasil ganhou mais um capítulo de rivalidade em 2025. De um lado está o recém-lançado Volkswagen Tera, que chegou em junho já com fila de espera para a versão de entrada MPI, vendida por R$ 105.890. Do outro, a Fiat decidiu reagir reposicionando o Pulse Drive 1.3 manual, que retorna ao catálogo custando R$ 99.990 após a reestilização da linha 2026.
Ambos são equipados com câmbio manual de cinco marchas e se enfrentam diretamente na faixa dos R$ 100 mil. Mas qual deles entrega o melhor pacote?
Desempenho: vantagem para o Pulse
Sob o capô, o Pulse traz o motor 1.3 Firefly aspirado flex, com 107 cv e 13,7 kgfm, garantindo números mais interessantes de desempenho. Em testes na pista da Rota 127, o SUV da Fiat acelerou de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos.

O Tera, por sua vez, tem motor 1.0 MPI de três cilindros, com desempenho mais modesto. Nos mesmos testes, o tempo registrado foi de 15,3 segundos — superior ao de concorrentes como Citroën Basalt (17 s), mas ainda distante do rival direto da Fiat.
Espaço e dimensões
Em termos de porte, o Volkswagen Tera leva pequena vantagem. Ele mede 4,15 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos, contra 4,10 m e 2,53 m do Pulse. Isso se reflete em um espaço interno levemente maior para os ocupantes do VW.
No porta-malas, a Volkswagen também conseguiu números melhores. Pela medição em litros de água, o Tera leva 407 litros, enquanto o Pulse fica nos 370 litros.
Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Entre-eixos | Porta-malas |
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Fiat Pulse Drive 1.3 | 4,10 m | 1,78 m | 1,55 m | 2,53 m | 370 litros |
VW Tera MPI | 4,15 m | 1,78 m | 1,50 m | 2,57 m | 407 litros |
Equipamentos: Tera mais completo
No quesito tecnologia e segurança, o Tera se sobressai. Ele vem de fábrica com seis airbags, central multimídia VW Play de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos totalmente digital, frenagem automática, detector de fadiga e controle de velocidade.

O Pulse responde com quatro airbags, multimídia de 8,4” (também sem fio) e painel parcialmente analógico. Como ponto positivo, oferece ar-condicionado digital, item ausente no rival da Volkswagen.
Na prática, o Fiat Pulse Drive 1.3 se destaca pelo desempenho superior e preço mais acessível. Já o Volkswagen Tera MPI aposta em um pacote de equipamentos mais robusto, além de espaço interno e porta-malas maiores.
Ou seja: quem busca mais segurança e tecnologia tende a preferir o Tera, enquanto quem valoriza motor mais potente e custo de compra menor deve se inclinar pelo Pulse.