A Fiat já está preparando o terreno para a próxima geração da Strada. A terceira versão da picape compacta vai herdar traços do Concept Dolce, carro-conceito apresentado pela marca na Europa no ano passado. Com base nessas referências, o designer Jonathan Machado desenvolveu uma projeção que antecipa o possível visual da futura caminhonete.
O resultado é uma picape com estilo moderno e pegada futurista, remetendo aos veículos elétricos, embora sem os exageros dos protótipos. Os faróis pixelados, por exemplo, devem aparecer em uma versão mais sóbria, adaptada à proposta de um modelo de produção.
Enquanto isso, no Brasil, a Fiat também trabalha na chegada do hatch derivado do Grande Panda, previsto para 2026 e que deverá substituir Mobi e Argo de uma vez só. Já o SUV de sete lugares e a nova geração do Fastback devem chegar entre 2027 e 2028, todos fabricados no polo industrial de Betim (MG), onde a nova plataforma STLA Smart (CMP) será introduzida.

Apesar do visual com jeitão de picape elétrica, é esperado que a nova Strada mantenha versões mais acessíveis, equipadas com motores a combustão — aspirados ou turbo — para atender quem busca um utilitário de trabalho. No entanto, na Europa, a marca pode apostar também em variantes 100% elétricas, acompanhando a tendência do mercado.
Em relação ao tamanho, a próxima geração deve crescer um pouco em relação ao modelo atual, que mede 4,48 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,59 m de altura. A gama de versões continuará diversificada, com opções de cabine simples, estendida e dupla, atendendo diferentes perfis de público.