Depois de um fim de semana frustrante na China, onde Charles Leclerc e Lewis Hamilton foram desclassificados, a Ferrari busca reagir na temporada 2025 da Fórmula 1. Com o GP do Japão no horizonte, a equipe comandada por Frédéric Vasseur já trabalha em ajustes para melhorar a performance do SF-25 em Suzuka e prepara atualizações aerodinâmicas para as próximas etapas, segundo informações do La Gazzetta dello Sport.
O desempenho do carro vermelho foi promissor nos treinos em Xangai, com Hamilton conquistando a pole na sprint e vencendo a corrida curta. No entanto, problemas com a variação de altura em relação ao solo comprometeram o rendimento no domingo, algo que já havia sido notado na Austrália. A instabilidade aerodinâmica afetou o downforce gerado pelo assoalho, reduzindo a aderência e impactando o desempenho dos pilotos. Além disso, a equipe suspeita que a estratégia de combustível também influenciou os resultados finais.
Apesar dos desafios, as análises em simulador indicam que a Ferrari pode ser competitiva no exigente traçado japonês. Os engenheiros de Maranello não encontraram falhas estruturais no conceito do SF-25, mas identificaram um problema na parte traseira do carro, que compromete o fluxo de ar pelo difusor e prejudica a eficiência aerodinâmica. Para solucionar a questão, a equipe testou cerca de 20 configurações diferentes antes de definir a melhor abordagem para Suzuka.
Em termos de ajustes, a principal mudança para o GP do Japão será no equilíbrio aerodinâmico, adaptado às características da pista. Além disso, a equipe adotará uma nova configuração de suspensão, com diferenças na calibragem entre o eixo dianteiro e o traseiro, na tentativa de extrair mais potencial do carro.
Para a etapa seguinte, no Bahrein, a Ferrari planeja estrear um assoalho revisado, projetado para corrigir o problema no fluxo de ar do difusor. A atualização, embora sutil, será a base para mudanças mais significativas que devem chegar ao SF-25 no GP de Miami, marcado para o dia 4 de maio.